Category Archives: Mundo

Internet: velocidade ou profundidade no acesso à informação?

Como é nor­mal, chega-se ao final de um ano civil e arranjam-se sem­pre mil e um argu­men­tos para fazer balan­ços e estra­nhas con­ta­bi­li­za­ções sobre os mais, os melho­res ou os tops do ano que finda. Pela minha parte — olhando para trás agora que 2010 se apro­xima do fim — tenho que fazer um esforço muito grande para não dei­xar ques­tões pes­so­ais inter­fe­ri­rem nessa minha aná­lise, uma vez que este foi, segu­ra­mente, um daque­les anos de que me irei recor­dar como sendo bas­tante maus.

Feito esse esforço, diria que o que mais dei­xará mar­cas no mundo em que vive­mos, ou melhor, na soci­e­dade em que vive­mos, será o caso Wiki­le­aks. Este fenó­meno que tem vindo a cres­cer gra­du­al­mente nos últi­mos anos vem con­fir­mar algo que ape­nas os mais cép­ti­cos sabiam ser ver­dade e que tem a ver com a noção de infor­ma­ção que temos atra­vés desta mara­vi­lhosa fer­ra­menta que é a inter­net. De facto, até que outros fenó­me­nos como a Wiki­le­aks des­pon­tem — se des­pon­ta­rem -, por mais pro­pa­ganda que os gover­nos de todas as fac­ções poli­ti­cas pro­du­zam sobre o acesso à infor­ma­ção que a inter­net per­mite, Con­ti­nue rea­ding

26 de Junho — Dia Internacional do Apoio às Vítimas de Tortura

Dia Internacional do Apoio às Vítimas de Tortura

Dia Inter­na­ci­o­nal do Apoio às Víti­mas de Tortura

Comemora-se hoje, 26 de Junho de 2010,  o Dia Inter­na­ci­o­nal do Apoio às Víti­mas de Tor­tura. Tive conhe­ci­mento deste dia por mero aci­dente, atra­vés de uma sim­ples entrada de um amigo no Face­book. Achei tão estra­nho que fui con­fir­mar a vera­ci­dade da infor­ma­ção e rapi­da­mente cons­ta­tei, atra­vés de uma pes­quisa no Goo­gle, que não há refe­rên­cias a este dia na imprensa por­tu­guesa! Ape­nas a título de curi­o­si­dade, na lista do Goo­gle a pri­meira refe­rên­cia a este dia é da Ango­la­Press… Que ironia!

Este que deve­ria de ser um dia de refle­xão sobre um dos mai­o­res fla­ge­los da huma­ni­dade, uma prá­tica que nos deve­ria enver­go­nhar a todos como espé­cie, vai pas­sar, assim, ao lado da grande mai­o­ria da popu­la­ção. Lamen­ta­vel­mente… Con­ti­nue rea­ding

Maomé, Paquistão e Facebook

A página ori­gi­nal que pro­mo­via o “Every­body Draw Moham­med” Day foi banida pelo pró­prio Face­book na sequên­cia dos movi­men­tos leva­dos a cabo no Paquis­tão e que leva­ram ao boi­cote naquele país, por ordem judi­cial, de sites como o Face­book e o YouTube.

Claro que, entre­tanto, já sur­gi­ram outras pági­nas alter­na­ti­vas no Facebook.

O que não deixa de ser curi­osa é que a admi­nis­tra­ção do Face­book não baniu a página de opo­si­ção à página pro­mo­tora do “Every­body Draw Moham­med” Day, bem como nunca baniu mui­tas outras bas­tante mais sus­cep­tí­veis como, por exem­plo, uma página que apela à morte de Barack Obama! Que raio de cri­té­rios estes…

Fica aqui a minha “cola­gem” para o evento de ontem.

A vida…

A vida é isto. E é tão bom, quando queremos…

Para o Nazi dentro de nós

Recomenda-se lei­tura e refle­xão; qual­quer pes­soa decente irá sentir-se enver­go­nhada, certamente.

Fui ao cinema ver os nazis que nós todos somos

NATO vs. Cartoons

Paris Hilton

Quem é que se atreve a charme-lhe “parva”? Quem?

[video]http://www.youtube.com/watch?v=3HeealouOeQ[/video]

Binário

Exis­tem 10 tipos de pes­soas no mundo: as que enten­dem biná­rio e as que não entendem.

Mais do mesmo

Com o afas­ta­mento de Hil­lary Clin­ton da cor­rida às pre­si­den­ci­ais norte-americanas, res­tam dois can­di­da­tos alta­mente cono­ta­dos com o con­ser­va­do­rismo cris­tão das ter­ras do tio Sam. Adivinham-se mais uns ani­tos do mesmo… infelizmente.

Bons exemplos

Há quase 50 anos, era assim que se enten­dia a sepa­ra­ção entre Estado e Igreja nas ter­ras do Tio Sam. O que terá cor­rido mal, entre­tanto, para que agora seja tão diferente?

[video]http://www.youtube.com/watch?v=3p0OMJbia4s[/video]