Integração do blog com Facebook e Twitter

Nota: Após tes­tar as fun­ci­o­na­li­da­des apre­sen­ta­das neste artigo, tive que che­gar à con­clu­são que a inte­gra­ção de comen­tá­rios ainda cau­sava mais pro­ble­mas do que resol­via. Assim, lamento infor­mar que optei por abdi­car da inte­gra­ção dos comentários.

Até ontem, a inte­gra­ção auto­má­tica deste blog com as apli­ca­ções soci­ais Face­book e Twit­ter era asse­gu­rada pelo registo do blog nos Networ­ked Blogs que, pos­te­ri­or­mente, fazia a dis­tri­bui­ção dos con­teú­dos para ambos os ambi­en­tes sociais.

Em rela­ção ao Twit­ter, esta solu­ção era sufi­ci­ente. Pouco depois de um artigo ser publi­cado aqui no blog apa­re­cia o seu título e o res­pe­tivo link no meu mural do Twit­ter e todos (os pou­cos) que me seguem por lá podiam ver essa noti­fi­ca­ção. Nada de muito com­pli­cado e, se excluir­mos o pequeno pro­blema de não ser uma ação ime­di­ata, pode­mos afir­mar que a solu­ção era perfeita.

Já em rela­ção ao Face­book, o número de pro­ble­mas era bas­tante grande. O que mais me abor­re­cia era o facto de publi­cando o texto do artigo inte­gral­mente no Face­book dei­xava, natu­ral­mente, de dar razões a que visi­tas­sem o meu blog. Mas, mais grave do que isso, era o facto de os comen­tá­rios serem tam­bém fei­tos no Face­book. Ora, acon­te­cia mui­tas vezes estar a seguir várias dis­cus­sões em sítios dife­ren­tes sobre o mesmo artigo! Para além de não ser prá­tico, o facto de os arti­gos colo­ca­dos no Face­book terem uma vida útil muito redu­zida, fazia com que mui­tas dis­cus­sões e deba­tes mor­res­sem antes de, sequer, che­ga­rem a um grau de ama­du­re­ci­mento interessante.

Final­mente, após tes­tar diver­sas solu­ções, con­se­gui decidir-me por duas solu­ções inde­pen­den­tes para o Face­book e para o Twit­ter. Para este último, ins­ta­lei um pequeno plu­gin que sim­ples­mente envia para o meu feed do Twit­ter os títu­los dos novos arti­gos; já para o Face­book, a inte­gra­ção per­mite agora:

  • Colo­ca­ção ime­di­ata no meu mural de um excerto dos novos arti­gos com link para a página do blog
  • Inte­gra­ção ime­di­ata nos comen­tá­rios do Face­book dos comen­tá­rios do blog
  • Inte­gra­ção com atraso nos comen­tá­rios do blog dos comen­tá­rios do Facebook

Para além das van­ta­gens óbvias a nível de fun­ci­o­na­mento, des­taco a prin­ci­pal: tudo está inte­grado no meu ser­vi­dor não havendo, por­tanto, recurso ao ser­viço de ter­cei­ros, o que é uma garan­tia muito grande a nível da inde­pen­dên­cia dos processos.

Par­ti­lhar este artigo:

Outros arti­gos idênticos:

  1. Ren­di­ção
  2. Blog ver­sus Face­book e Twitter
  3. Arru­mar a Casa
  4. Spam, spam, spam…
  5. O inex­pli­cá­vel
Esta entrada foi publicada em Blogging, Sobre o Blog com as tags , , sites socias, Twitter, Wordpress. ligação permanente.

6 Respostas a Integração do blog com Facebook e Twitter

  1. Xiquinho Silva diz:

    456, expe­ri­ên­cia… não tá cá o comen­tá­rio que fiz no FB

  2. Comen­tá­rio feito no blog!

  3. Xiqui­nho, há-de apa­re­cer, calma! O FB não dis­po­ni­bi­liza esses recur­sos. Tem que ser o meu blog a ir bus­car essa info por cron.

  4. Xiquinho Silva diz:

    Calma é o que não me falta: mas lá em cima dizia “inte­gra­ção ime­di­ata”, falta aí um “quase”… :)

  5. Xiquinho Silva diz:

    não te quero desa­ni­mar e a ideia até é inte­res­sante, mas cheira-me que isto não vai funçominar…

  6. Xiquinho Fantástico da Silva diz:

    então, deixa cá expe­ri­men­tar se isto fun­co­mina… 123, experiência…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas tags HTML e atributos: