Reflectir o meu ateísmo – Parte 4

A desnecessidade de crer

Um dos argumentos mais utilizados pelos crentes é a felicidade que encontram ao descobrirem deus; tal descoberta enche-os de alegria, completa-os, enfim, adquirem um propósito para a vida. Não consigo deixar de sentir alguma angústia sempre que tento alcançar o significado de tais afirmações. Não consigo deixar de sentir alguma revolta quando insinuam que sem a tal descoberta de deus a vida de qualquer um é desprovida de propósito.

Encontrar um propósito para a vida numa fantasia milenar, isso sim, é doentio e, não fossem os convencionalismos culturais, digno de merecer um exame psiquiátrico urgente.

“Crer” e “ter fé” não passam de formalismos culturais para a aceitação do desconhecido e do medo da morte; não passam de máscaras obsoletas com um selo de garantia para a vida eterna, esse desejo simultaneamente tão humano e despropositado.

A mim, o que me enche de alegria, completa e dá propósito para a vida são circunstancias muito mais terrenas e realistas. Não preciso de vidas eternas nem de recompensas post-mortem.  Estou muito mais perto de um macaco, de um cão ou de um lacrau do que de deus e essa constatação deixa-me seguro quanto à minha sanidade mental.

No entanto, a pergunta prevalece: mas, qual é o mal em “Crer”? Nenhum, se quem crê tiver noção de que se trata de uma fantasia e guardar essa paranóia para si próprio. Mas, tem todo o mal quando essa crença força que eu tenha que viver pelos padrões morais de quem crê ou quando a fé move montanhas de destruição no formato de guerras ditas santas.

This entry was posted on Terça-feira, Novembro 27th, 2007 at 7:41 and is filed under Ateísmo . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

24 Responses to “ Reflectir o meu ateísmo – Parte 4 ”

  1. Danilo diz:

    Bom Dia

    Sou evangélico e no meu convívio existem pessoas de inúmeras crenças, quero deixar claro que respeito sua idéia, assim como respeito outras crenças, porém sugiro que você guarde seus comentários para si porque eu também tenho comentários bem fundamentados a respeito de outras crenças, no entanto não fico proclamando isso aos “sete ventos”. Nesse pouco tempo que seu cristão conheci pessoas com argumentos mais persuasivos e fundamentados que o seu que depois reconheceram de alguma forma a existência de Deus. Tome cuidado você pode queimar a língua, Deus não costuma ser bom com pessoas como você.

  2. JPC diz:

    Este comentário do Danilo é interessante por diversas ópticas. Mas achei uma curiosa. O simpático e respeitador Danilo sugere que o autor do blog se cale bem caladinho. E aconselha tal coisa PORQUE ele também tem comentários para fazer mas não os faz. Pelo menos aos sete ventos. Fal-o-á porventura no recato da intimidade ou da mesa do café. Mas não aos sete ventos, como num blog ou no meio da praça de megafone em cima de um caixote. Ora, a minha dúvida é: porquê? Porque é que o Danilo não se expressa aos sete ventos? Porque é que não grita aos ventos todos o que lhe vai na alma? Porque se cala o danilo? Porquê, Danilo? Porquê, meu irmão? Porquê você não abre para nós seu coração, meu irmão?!!! Crie um blog e desopile Danilo! Coragem, vamos!
    Deus deixa.

  3. Helder Sanches diz:

    Gostava era que o Danilo me explicasse como é que ele sabe que o tal deus não costuma ser bom para pessoas como eu! Será que ele é conhecedor de alguma verdade escondida de todo o resto do mundo? Conte lá, Danilo, como é que você sabe disso? E pode adiantar alguma coisita sobre os horrores que me esperam?

    Fico a aguardar… sentado.

  4. Carlos diz:

    “Encontrar um propósito para a vida numa fantasia milenar, isso sim, é doentio …”
    E quem disse que tudo aquilo em que acredita um crente é fantasia milenar? O senhor por acaso tem alguma prova a não ser a sua própria convicção pessoal?

    “Estou muito mais perto de um macaco, de um cão ou de um lacrau…” – Agora entendo porque escreves tanta besteira (mil desculpas, não pude resistir)

    “Mas, tem todo o mal quando essa crença força que eu tenha que viver pelos padrões morais de quem crê…”
    Isto não só é uma verdade, como o senhor mesmo deveria começar a seguir esse princípio. Ou será que ateísmo não é crença?

    Qualquer pessoa que investigue seriamente perceberá que as religiões, em especial o judaísmo e cristianismo, contribuíram muito para o desenvolvimento humano, a paz, a igualdade e o bem-estar de todos.

    Qual a grande contribuição do ateísmo para a humanidade?

  5. Jima diz:

    Se você vive bem em ser ateu, o porquê de menosprezar ou duvidar do criador de todas as coisas? Alguém, que não tem a tua cachola criou tudo isso aqui; e é tão certo que tu podes ser ou não ateu, e o que parece é que tua inteligência é pouca. Tu acreditas em quê? Qual o próposito de tua vida? Creio que O Altíssimo não irá te fazer mal algum, porque tu já estás fazendo a si, o próprio mal e sinceramente, não brinque com o que tu não conheces nem um pouquinho. A tua consciência te condenará.

  6. Slash diz:

    Esse tal de danilo é um verdaddeiro babaca! Cheio de deus na barriga.

  7. BENEDITO P. M. FILHO diz:

    SE DEUS NAO EXISTE, POR QUE EXISTEM OS ATEUS?
    COMO VOCES ATEUS CONSEGUEM COMBATER ALGO DO
    QUAL VOCES NAO CREEM.
    A NAO SER QUE SEJA UMA QUESTAO PESSOAL PARA COM
    OS QUE CREEM, SE FOR ESSE O CASO, VOCES DEVERIAM
    REVER SEUS CONCEITOS E RAZOES.
    O IMPORTANTE DE TUDO ISSO E QUE DEUS OS AMA.

  8. Ricardo Vieira diz:

    …nem vou comentar esta merda de site.Se alguem te desse um tiro nos cornos, eu aplaudia..

  9. Helder Sanches diz:

    És um aldrabão! Disseste que não comentavas e comentaste. Fraco…

  10. Walther.Markov diz:

    Não cabe agredir nem retrucar aquilo que esta encalacrado na mente humana. A formação depende da evolução infantil. veja pessôas que nascem em lugares diferentes do planeta, todos temos nossa própria opinião exeto doentes mentais. deuses existem quando se crê neles, e o fato da existência do universo é uma coisa da natureza, se você diz que a natureza é um deus é o seu p de vista mas a verdade não pode ser mudada. Nem crendices, nem conhecidências podem mudar. Espírito é coisa de filme, Os homens adoram coisas desde o tempos das cavernas. Tolos homens e mulheres que vivem resando, conversando com ninguém, frequentando igrejas, muros de lamentos, pedra disso, livro daquilo. Os homens deveriam estudar coisas didáticas que o fizessem progredir. Agora se voce quer acreditar em diabos, demônios, anjos, Bruxas etc… è um problema seu! Se acha que o Universo com todos os Trilhões de Galáxias, Centrilhões de Sóis, planetas, estrêlas e tudo que a natureza naturalmente Fêz, e ainda por címa ficar fazendo perguntas idiótas a sí mesmo. Então amigo você tem problemas psíquicos, E Plsicopatia que se apresenta naqueles que os pais de santo afirmam dizer que é espírito para tirar proveito da esbutéria para viver. Veja por Exemplo a biblia. o alcorão, o védas, o livro dos indús, o budismo, o maometísmo ou as palávras de Confúcio, as parábolas de Sócrates, as conclusões de Nostradamus, e tantos outros tópicos que fazem parte da existência do homem. O homem é capaz de pensar, sonhar, criar, mentir, matar, dizimar, amar e criar também utencílios para convencer seus semelhantes a compartilhar das suas idéias, seus inventos, suas armas bem mais até: compartilhar das suas insanidades psíquicas. No meu ponto de vista o Homem é deus. Com a sua capacidade de matar um passaro, matar um touro, matar uma árvore, matar o semelhante, os mares, matar a sua própria existência só ser o homem um ser evoluído, pensante que habita o planta terra e possivelmnte também outros planetas do universo. Não vai ser você o Dono da verdade, para tirar suas próprias conclusões apenas porque alguém disse
    através de jestos quaisquer que tenham sido eles. Um rei chamado Dionísio aproveitou a crença revoltosa do cristianismo para edificar um império que durou noventa anos e perdura até hoje por seus fanátidos seguidores e ainda contaminou os outros continentes. Os ipócritas que hoje seguém o cristianismo não faz idéia do que na verdade foi aquílo que áquele rabí iniciou e não pode conter nem êle fazia idéia de que o seu mentiroso movimento religioso cauzasia a humanidade futuramente e nem tãopouco causa na mente dos alienados, seguidores criando e inserindo ainda mais idéias e Atribuíndo todos as outras criações literárias como: histórias, parábolas, e ideologias a um só conteúdo chamando assim de bíblia sagrada. Vej como a sua ipocrisia contida em seu Site irritou um visitante. Se o seu propósito era esse voce conseguíu. Do contrário voce está no caminho errado. Agora se voce tira dessa nentira o seu sustento é louvável mas saiba ue és um ladrão. Do contrário você aind é um IDIÓTA QUE NÃO TEM COMO EU UMA PRÓPRIA DOUTRINA DE VIDA E NEM UMA PRÓPRIA OPINIÃO FORMADA SOBRE A VIDA. VÁ ESTUDAR, AS… ESTUDE ALGO QUE TRAGA MAIS PROVEITO PARA O SEU FUTURO. AGORA SE O SEU FUTURO É ESSA VIDA PLENA CONSTRUÍDA COM O DINHEIRO DOS FIÉIS IDIÓTAS QUE FREQUENTAM A SUA IGREJA ENTAO VOCE JÁ SABE QUE DEUSES EXISTEM QUANDO SE ACREDITA NELES.

  11. Maycon diz:

    OK, SE DEUS NÃO EXISTE QUAL É O SENTIDO DA VIDA ENTÃO!SINCERAMENTE, VC FILOSOFA E TAL, MAS A VERDADE É QUE VC É SIMPLESMENTE UM CEGO! COMO ACREDITAR QUE O NASCIMENTO DE UM BEBE , UMA COISA TÃO LINDA, DE DENTRO DA MULHER SAIR UMA ALMA, COM PERSONALIDADE PRÓPRIA, VEIO DO ACASO! ISTO É LOUCURA. MAS INFELIZMENTE EU SEI QUE QUANDO VC MORRER SE NÃO MUDAR ATÉ LÁ, VAI VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS TODA VERDADE, E VAI SE ARREPENDER AMARGAMENTE, MAS SERÁ TARDE DEMAIS.MAS O Q ME ALEGRA É SABER QUE OS PARANÓICOS Q VC DIZ NÃO SE ARREPENDERÃO, POIS DESDE JÁ VÊEM, NÃO SOMENTE CREEM QUE O EVANGELHO NÃO É E JAMAIS SERÁ UMA UTOPIA!

  12. Helder Sanches diz:

    Bem, se a sua vida não tem sentido sem deus, esse é um problema seu. A minha tem.

    Lamento que a sua para ter sentido tenha que recorrer a uma fraca personagem de ficção com alguns milhares de anos.

    Nunca vi nenhuma alma sair de dentro de alguma mulher; já vi bebes, almas, nunca. E caso não saiba, não são fruto do acaso, mas sim de um acto sexual, quase sempre gostoso.

    E você diz que sabe o que vai acontecer quando eu morrer, mas isso não passa de conversa da treta porque, na realidade, você não sabe absolutamente nada para além de que o corpo se vai decompor. O resto é imaginação colectiva que você compartilha com muitos outros milhões de alucinados.

  13. jairo francisco diz:

    Danilo, sua fé está fundamentada no medo do desconhecido e te impede de viver agora. Esta fé serve de muletas para quem não consegue caminhar sozinho, sem a crença que algum deus o protege e o guia. Nós precisamos de: Nossos parentes, amigos, dos que estão próximos a nós, do visível, do palpável. Não de fantasmas. Creio ser este o pensamento saudável.

  14. Eduardo diz:

    Ao amigo que deixou a pergunta sobre quais foram as contribuições dos ateus para o mundo:
    acho que é de seu conhecimento, assim como da maioria das pessoas, que grande parte dos cientistas (englobando físicos, químicos, biólogos e outros) são ateus.
    Digo-lhe, portanto, que você ai está sentado na frente de algo que um ateu inventou, o computador e a internet, e porquê não a luz elétrica?
    Será que você se submeteria a viver sem todas as invenções científicas?
    Quando ficas doentes, por que não pedes a deus para te curar, e recorres ao remédio?
    Não convém-me dizer aqui que a forma lógica de raciocinar e a forma de aceitar os fatos sem prova alguma, o que vocês chamariam de fé, confrontam-se. Digo-lhe então que você se contradiz bruscamente questionando em que os ateus ajudaram o mundo.
    Queria que o Senhor me esclarecesse agoram quais foram os bens que os católicos fizeram.
    Queimaram pessoas na idade média só porque elas pensavam e porque não queriam ser manipuladas?
    Inventou Guerras Santas? O que seria uma contradição ainda maior, pois o Deus de vocês vos deu a ordem de “não matar”, e será que ele mesmo seria capaz de fazer uma guerra?
    Não sei.

  15. WALTHER BERNARDINNO MARKOV diz:

    Amigo Helder, parece que voce irritou alguns fanáticos, alguns ipócritas, algumas pessôas que ainda não acordaram para a vida, esquecem que não devem agradecer com a horação do filho da puta. Tem medo de demônios, diabos, satanáses, VOCÊS PENSAM MESMO QUE ISSO EXISTE, POR ISSO SE PEGAM A deus COMO PROTEÇÃO. Parabena Helder por dar oportunidade de expressar-nos sem ser-os cassados como bruxos incrédulos, ímpios, hereges, anti-cristos, e outras idiotices mais. Sei que doi a ferida de quem cai diante de tantas blasfémeas estupefatas verdades que vai de encontro a tanta mentiras eclesiásticas Lutero queria ganhar dinheiro também porque só o clero poderia continuar manuseiando tanta riquesa. Aqueles crussifixos de ouro encravados de tantas pedras preciosas, cajados, cálices de ouro e tantas propriedades. cristo também teve seus dias de glória, Tanto que irritou outros parasitas que se escondiam diante da dominação romana. Jerusalem era dinheiro, ouro sobrevivencia segura para profetas. os outros eram escravos. Libertai Barrabás. condenai o rabí. Entre Eles estava o próprio Joseh. o primeiro traidor do próprio filho, medo, ganancia ou fraquesa. E os outros apóstolos dispersádos, e Judas seu próprio irmão. Agora depois de tanto tempo sem ao menos ter conhecimento de uma possível verdade sôbre o que é religião. Fanáticos ou tolos querem atribuír a jesus a criação do mundo ou ao pai dele um ser pleno que assiste a todas as misérias estático depois comer maria esta só esperando para no juíso final que será depois de tudo acontecer, depois de todos os loucos matarem crianças indefesas, matarem até que as super populações não tenham mais para onde ir e devorem-se us aos outros. E ele assistindo alí limparcial ao livre arbítrio. Que Besterada é essa que só cabe na cabeça de idiotas. ACORDEM MENINOS, PASTORES JAMAIS VÃO CONCORDAR COMIGO POIS ESTÃO TIRANDO SEUS SUSTENTOS DOS IDIOTAS, SE PERDEREM DÍZIMOS SERÁ O JUÍZO FINAL. deus não vai querer isso vai???

  16. WALTHER BERNARDINNO MARKOV diz:

    Religião não passa de apologia ao crime. Vejo velhinas rezando com velas acesas. Um padre viado saltando os fogos dados pelo prefeito, acomunidade louva avé avé avé maria. e la se vão carregando um andor cheio de enfeites. Que continuem nas suas ingeuidades. Outros passam horas pedindo graças para pessoas enfermas daí os contos das graças alcançadas pela fé. São tantas as conhecidências que se o ateu não tem fé da sua realidade pode até ficar ser disernimento da realidade. Vejamos pos exemplo o muro das lamentações milhões de crentes alí dias sem comer. outros se batendo em auto-flagêlo. caminhando de joelhos. Por que será que não acreditamos na ipocrisia??

  17. termal12 diz:

    Provavelmente quando for velhinho vou precisar de uma bengala para poder me amparar.

    Isso acontece porque o corpo humano envelhece, algo que a ciência hoje ainda não resolveu.

    Mas se por acaso algum dia procurar na religião, especialmente na do “good book”, um amparo espiritual, bem, nesse dia terei a confirmação que apenas pode ser encontrada quando começamos a nos babar, com discursos incoerentes e a perder o controle das funções corporais.

    Nesse dia irei deixar de ser um elemento útil para a sociedade.

  18. hermano diz:

    Se todas as pessoas tivessem ficado de mãos postas adorando deuses, ainda estariamos pendurados nas árvores. Alguns deixaram de perder tempo e começaram a pensar e criar ferramentas. Estes pensadores que talvez não sejam mais que 1% da população fazem a pesquisa de ponta que trouxe a humanidade a este estágio e carrega nas costas o restante que vive orando, mas que não deixam de utilizar-se do esforço dos ateus quando estão doentes, ou se utilizam de toda tecnologia do mundo moderno.

  19. Tóin diz:

    Ótimo ideário ateísta! Pena que poucos compartilhem a libertação conosco.

  20. Beta diz:

    Numa pesquisa a imagens saiu-me uma imagem daqui, li um bocado e não pude deixar de comentar, então aqui vai:
    Os cientistas descobriram muitas coisas é verdade! Todas as tecnologias. Eles conseguiram seguir passo a passo a formção de um bebe no ventre da sua mãe… isto é uma das coisas mais incriveis! Mas uma coisa eles não sabem, como a partir de um embrião e um ovulo é capaz de se formar ossos, coração, dedos, sentimentos, alma?? Consegues explicar isso?? Se achas que é tão dificil acreditar que existe Deus, dou-te uma dica!! Olhe para teu corpo, estude a complexidade do seu cérebro, vais ver como isso ultrapassa a nossa capacidade de compreensão! Como achas que podes perceber Deus se nem o seu proprio corpo que foi uma criação D´Ele consegues perceber?? Se não queres acreditar que existe um Deus, tudo bem não posso fazer nada quanto a isso, mas isso não ignora o FACTO DA EXISTENCIA DE DEUS!! Por mas que entremos em guerra uns com os outros, por mais desumanidade que exista, é porq Deus nos deu livre arbritio e fomos nós própios nos levamos para a lama! Porq se Deus fosse um ditador tudo seria diferente, mas Deus não seria bom e nós não teriamos escolha! Mas como Deus é bom, deu-nos a escolha nas nossas mãos e nós desde o principio tomamos o caminho errado!! Se na primeira familia existente, Adão e Eva, houve assasinto entre seus filhos (Cain q matou Habel), porque te admiras de o mundo está como está decadas depois???
    Eu não sou catolica nem sigo religião. Sou uma pessoa com muitos defeitos, mas que não ignora o facto da existência de um Deus vivo! Eu sou cristã! Sigo a DEUS somente! E o Seu amor por mim, me basta!! Eu sou feliz porque Deus vive em mim, apesar o mundo que me rodeia e da dificil pessoa que sou!!
    Só espero que com este comentario reflictas um pouco!! Um abraço!

  21. PAULO DUTRA diz:

    CARA NÃO CONSIGO ENTENDER,COMO EM PLENO SÉC.XXI,POSSA EXISTIR PESSOAS COM MENTALIDADE TÃO TACANHA,INQUISIDORA,PRECONCEITUOSA E RETRÓGADA COMO ESSE BANDO DE SEGUIDORES DE cristo,EU COMO ATEU NÃO COMBATO A deus NENHUM,APENAS ABOMINO A FALTA DE INTELIGENCIA,E A INCAPACIDADE DOS RELIGIOSOS DE QUALQUER ESPÉCIE EM ACEITAR QUE QUANDO MORREREM NÃO ENCONTRARAM PARAÍSO ALGUM,deus ALGUM,ENCONTRARAM APENAS A SIMPLES TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA.

  22. PEDRO RAMOS diz:

    AINDA BEM QUE TODOS QUE DEFENDEM A EXISTÊNCIA DE ALGUM DEUS USAM A PALAVRA ” CRER”,,,,,” EU CREIO EM DEUS”…..ISSO MOSTRA QUE ESTAS PESSOAS APENAS “ACREDITAM” ….ACREDITAR É NÃO TER ” CERTEZA”. ENQUANTO HÁ DÚVIDAS…HÁ ESPERANÇA DA LIBERDADE.

  23. Alexandre S. J. Rio Preto diz:

    Beta, realmente você é uma pessoa com muitos defeitos mesmo, mas acho que o principal defeito que pude notar é que você escreve muito mal, muito mal mesmo. Erros crassos típico de pessoas religiosas.

  24. Alexandre S. J. Rio Preto diz:

    Beta, realmente você é uma pessoa com muitos defeitos mesmo, mas acho que o principal defeito que pude notar é que você escreve muito mal, muito mal mesmo. Erros crassos típicos de pessoas religiosas.



Be the first to comment! Leave a Reply.

-->