Subscrever

  • Por Email
  • Por RSS

Um Desafio Criacionista

In: Ciência| Religião

18 Jun 2007
Trocar as voltas aos criacionistas

Nestas andanças de religião e ateísmo, poucas coisas me têm aborrecido tanto nos últimos tempos como a vaga de publicidade à recente paranóia criacionista de criar espaços lúdicos de desinformação denominados “museus” criacionistas. Chateia-me que, principalmente nos EUA, seja dada tamanha credibilidade a estes empreendimentos patrocinados por mentes retrógradas ao serviço do proselitismo mais perigoso à face da terra.

A definição de “Museu” no Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (ICOM) é a seguinte:

Museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento e aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa e exibe para finalidades do estudo, da educação e da apreciação, evidência material dos povos e seu ambiente.

Não vejo como é que algum instrumento de divulgação criacionista se possa encaixar nesta definição! Sabendo que a teoria da evolução tem vindo a ser constantemente certificada pelos avanços das descobertas ao nível dos registos fósseis, da biogeografia e, mais recentemente, da genética, como é possível que se autorize sequer a denominação de “Museu” a qualquer espaço que tenha como único objectivo a propaganda criacionista, onde, por exemplo, se divulgam cenários de contemporaneidade entre humanos e dinossauros?

Assim sendo, proponho que não mais se utilize o termo “museu” quando se pretender mencionar os ditos “museus” criacionistas. O desafio para os leitores deste blogue é ajudarem-me a encontrar a expressão certa que possa ser usada tanto em português como em inglês.

Avanço com duas propostas que não me satisfazem completamente:

  • Circo Criacionista (Creation Circus)
  • Coliseu Criacionista (Creation Coliseum)

Fico à espera de melhores sugestões.

(Publicação simultânea: Diário Ateísta / Penso, logo, sou ateu)

3 Responses to Um Desafio Criacionista

Avatar

Pedro Amaral Couto

Junho 18th, 2007 at 10:26

Feira Criacionista (tal como Freak Show)

Avatar

Helder Sanches

Junho 18th, 2007 at 11:17

É uma boa sugestão… Mas, como adaptarias para o inglês?

Avatar

Pedro Amaral Couto

Junho 19th, 2007 at 11:33

Creation Carnival. Pelos vistos em inglês “carnival significa feira (“tarveling carnival”, que pode ser um “freak show”) ou Carnaval, considerado uma celebração cristã.

http://freaks.monstrous.com/freak_show.htm
Freak show “is a show where human oddities and freakish working acts performed. The term applies to both circus and carnival.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Carnival
“Carnival or Carnivale is a Christian festival season.”

Comment Form