Debate Interblogues: Será a Religião Eterna e Inevitável?

Dá-se aqui iní­cio a mais um debate inter­blo­gues, desta vez sujeito ao tema “Será a Reli­gião Eterna e Ine­vi­tá­vel?”.

As regras são as mes­mas uti­li­za­das no pri­meiro debate e podem ser con­sul­ta­das aqui.

Neste debate podem ser abor­da­dos diver­sos aspec­tos da reli­gi­o­si­dade, tais como as con­di­ci­o­nan­tes bio­ló­gi­cas para a reli­gião, a reli­gião como fac­tor de huma­ni­dade, as vantagens/desvantagens da reli­gião na evo­lu­ção das soci­e­da­des, a divul­ga­ção cien­tí­fica como fac­tor de des­mis­ti­fi­ca­ção, etc.

Data limite de par­ti­ci­pa­ção: 22 de Junho de 2007.

Mãos à obra e bons artigos.

Par­ti­lha!

    16 comentários em “Debate Interblogues: Será a Religião Eterna e Inevitável?

    1. Logi­ca­mente que não. Basta acom­pa­nhar o iní­cio da civi­li­za­ção humana até os dias de hoje, para veri­fi­car­mos que a huma­ni­dade ruma para a extin­ção deste tipo de crença.
      Senão , veja­mos: alguns milê­nios de poli­teísmo, com algum acú­mulo de conhe­ci­mento, “evo­lui­ram” para o mono­teísmo, que, da mesma forma, a huma­ni­dade dos últi­mos 500 anos conta ainda com mais aper­fei­ço­a­mento do acú­mulo de conhe­ci­mento, atra­vés da “inven­ção” do método cien­tí­fico, ten­derá a subs­ti­tuir o atual período mono­teísta ape­nas pelo conhe­ci­mento cien­tí­fico nos pró­xi­mos séculos.

    2. E o título do meu artigo foi bem suges­tivo, O fim da reli­gião. Jun­tei vários pen­sa­men­tos de ateus, que teo­ri­za­ram acerta da religião.

      http://adrianoped.blogspot.com/2007/06/o-fim-da-religio.html

    3. pos­tei uma con­tri­bui­ção para o debate em

      http://daprosa.blogspot.com/2007/06/quase-inevitavel-que-cada-ser-humano-se.html

    4. mais uma pequena contribuição

      http://daprosa.blogspot.com/2007/06/ser-religio-eterna-e-inevitvel.html

    5. Obri­gado pelas vos­sas par­ti­ci­pa­ções. Ama­nhã começo a lis­tar todas as par­ti­ci­pa­ções no debate.

    6. Pingback: Helder Sanches » Debate Interblogues: Actualização
    7. Come­cei a ler um livro de Sam Har­ris publi­cado em 2004 e tra­du­zido para por­tu­guês este ano O Fim da Fé (Ed. Tinta da China) que me parece bem inte­res­sante e que me parece qua vai na linha penso,logo sou ateu.

    8. Pole­mica: Quem matou mais? o nazismo ou a as reli­gi­oes?
      Culpa de Sangue

    9. Nunca entendi qual o inte­resse dessa questão!

      É como per­gun­tar qual dos vizi­nhos mais mal­trata a mulher: se o de cima que todos os dias lhe dá 3 cha­pa­do­nas ou o debaixo que só dá dois mur­ros dia sim, dia não…

    10. As reli­giões ao longo da his­tó­ria ser­vi­ram como ins­tru­men­tos do estado para mano­brar a massa como bem os gover­nan­tes enten­des­sem, isto acon­te­ceu com todas as reli­giões sem exce­ções.
      Hoje não é dife­rente o povo con­ti­nua sendo massa de mano­bra para que líde­res reli­gi­o­sos entrem na polí­tica ou virem empre­sá­rios da comu­ni­ca­ção.
      Os úni­cos que são sen­sa­tos e raci­o­nais são os ateus e agnós­ti­cos que pro­cu­ram ao invés de orar, pensar.

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *