Últimos Artigos »
Últimos Comentários »
Artigos em Destaque »

Gráfico da Consideração Ética

7 Junho, 2007

Gráfico �tica

Neste artigo, eu e o João Vasco temos vindo a debruçar-nos sobre quem é merecedor de consideração ética. Este gráfico serve para me ajudar a visualizar as diferenças e as consequências das nossas opiniões. Se o João não estiver de acordo com a minha interpretação gráfica alterarei o gráfico em conformidade.

Basicamente, o João entende que merecem consideração ética todos aqueles que se insiram exclusivamente na mancha vermelha com a legenda “Seres Sencientes”, sejam seres vivos ou não. Eu defendo que merecem consideração ética todos os seres vivos, sencientes ou não.

A leitura da Declaração Universal dos Direitos do Animal pode confirmar que as preocupações éticas são transversais a todo o reino animal, não fazendo distinção entre animais sencientes ou não sencientes.
A argumentação segue dentro de momentos.


Arquivado em Sociedade |

4 Comentários a “Gráfico da Consideração Ética”

  1. kota Diz:

    Quer dizer que no círculo vermelho não constam todos os seres vivos que sentem e que o Homem ainda não teve capacidade ou oportunidade de o estudar.
    Poderia-mos exterminar uma espécie senciente que nunca foi estudada sem qualquer problema ético.
    Não concordo.
    Para mim teriam de ser todos os seres vivos alvo de consideração ética, sendo posteriormente valorados positivamente, uns mais outros menos, em função da sua capacidade de percepção do mundo que o rodeia e inteligência.

  2. Helder Sanches Diz:

    É exactamente esse o meu ponto de vista, só que para efeitos de consideração ética dispenso, inclusive, qualquer valorização adicional.

  3. Eva Diz:

    ” Para mim teriam de ser todos os seres vivos alvo de consideração ética”.

    Concordo.Qualquer macaco amosa mais ética numa hora, do que algum da nossa especie em toda a vida.

  4. João Vasco Diz:

    Continuei o debate no artigo anterior sobre este assunto.

Deixe um Comentário