O Extremismo Ateu

Às vezes perguntam-me por­que é que me envolvo nes­tas coi­sas da reli­gião e do ateísmo, se estar sem­pre a falar do mesmo não é tam­bém uma forma de extre­mismo e como é pos­sí­vel que eu tenha algu­mas ideias típi­cas de extre­mismo ateu…

Essas per­gun­tas, acima de tudo, têm a arte de me desi­lu­dir. Desiludem-me por­que dei­xam bem claro que quem coloca essas per­gun­tas não vê dife­rença nenhuma entre escre­ver um blog e fazer-se explo­dir den­tro de um auto­carro em hora de ponta, entre defen­der o ensino da ciên­cia e ape­dre­jar uma mulher pela sus­peita de adul­té­rio, entre expor o ridí­culo das mito­lo­gias moder­nas e o ras­te­jar até um altar para pagar favo­res divi­nos, entre defen­der a sepa­ra­ção do estado e da igreja e levar a cabo guer­ras inter­na­ci­o­nais em nome de uma per­so­na­gem de fic­ção ou entre defen­der o huma­nismo e, em nome da vida, colo­car bom­bas em clí­ni­cas de inter­rup­ção da gravidez…

Enquanto hou­ver pes­soas que não vêem estas dife­ren­ças faz todo o sen­tido ser um ateu; extre­mista, se quiserem.

Par­ti­lha!

    39 comentários em “O Extremismo Ateu

    1. Muito bom abor­dar esta ques­tão, pois o sim­ples fato de ques­ti­o­nar a fé e as cren­ças é sinônimo de extre­mismo. Mas isso vêem com­pro­var a força das idéias e do raci­o­cí­nio lógico, demons­trando a neces­si­dade de uma soci­e­dade que pense ao invés de uma que ape­nas acre­dite sem pensar.

    2. defendo extre­mismo ateu con­tra cren­tes fora-da-lei.
      pois qm com ferro fere
      com ferro ser aferido

    3. O meu ateismo é ili­mi­tado, por tanto, nom tem extremos.

      A pala­vra extre­mista, está a ficar algo ” @#½¬#|½96” .…..desconcertante.

    4. nao ver­dade, odeio extre­mis­mos… mas ha cer­tos cren­tes q me cau­sam esse sentimento.…

    5. Na ver­dade eu fui iro­nico.…
      só foi pra “ferir” os “pro­fun­dos sen­ti­men­tos” dos cris­taos…
      Ima­gina se alguem pre­gar odio e aos isla­mi­cos, alguns cris­taos vão apoiar, vao dese­jar o fim des­ses “ter­ro­ris­tas” etc
      ima­gina alguem pre­gando odio e exter­mi­nio dos ciga­nos…
      alguyns cris­taos vao ado­rar… pois esse povo é con­si­de­raça “raça de ladroes, agi­o­tas etc.” ima­gina alguem pre­gando exter­mi­nio de sata­nis­tas.. os cris­taos iam ado­rar!!! pois ale­gam q eles sao “ver­mes, para­si­tas” etrc.

      Ou seja… a into­le­ran­cia con­tra as mino­rias é “acei­ta­vel”, mas con­tra os cris­taos é “absurda”.

    6. ane­dota pra iro­ni­zar esses hipocritas.

      1 repor­ter entre­vista 1 extre­mista isla­mico que declara:
      – pre­tendo matar 1000 ateus e 1 cris­tão!!
      –Mas pq 1 cris­tão????
      –Tá vendo??? Nin­guem se importa com os ateus!!!!

    7. chamem-me o que qui­se­rem, nao me importo, pois o que eu pre­ciso tenho… o con­sen­ti­mento de Deus para ser ou nao o que os q nao enten­dem jul­gam. Jesus me liber­tou, e hoje vivo mas nao eu, cristo vive em mim, e isso me rea­liza… eu adoro amar o senhor JESUS. e que o senhor os con­vença da ver­dade, jinhos.

    8. Olá caro Hel­der, entrei nessa página por acaso, sou CRISTÃO„„,mas seria muito bom ter uma pes­soa como vc de amigo„„, eu me asso­ci­a­ria a qual­quer pes­soa da face da terra ou até de outro planeta„,que em nome do bem comum esti­vesse dis­posto a tor­nar esse pla­neta um lugar melhor em bene­fi­cio do bem ao proximo …

      Minha crença não inva­lida a sua exis­ten­cia, e nem a sua exis­ten­cia inva­lida a minha crença .

      Grande Abraço ..

    9. Um abraço de volta, Wel­ling­ton. Con­ti­nue apa­re­cendo e quem sabe um dia vamos tomar um choupo como dois bons amigos. 😉

    10. pq vc e ateu??
      por favor me res­ponda…
      pq vc fala q Deus e um ser ine­xis­tente…
      tal­vez vc diga q Deus nao existe pq vc nunca O pro­cu­rou.
      tente acha-lo.
      me responda

    11. thalysya,

      Sugiro que pro­cure tam­bém uni­cór­nios cor-de-rosa! Quando encon­trar um, avise-me. 😉

    12. Enquanto que os uni­cór­nios são como os gambuzinos!!!

      Deus existe!!!

      E eu posso-o pro­var, mas a ques­tão aqui é seres tu a provar-me a mim que Deus não existe, afi­nal tu é que estás a dizer que Ele não existe. Se o con­se­gui­res fazer tornarme-ei mais um ateu, e direi publi­ca­mente em todos os locais isso mesmo, Caso con­trá­rio, pode­rás come­çar por ir a uma igreja evan­gé­lica, onde pode­rás pro­cu­rar o cerne de Deus e falar com as pes­soas que ali se encon­tram, começa por ler a Biblia Sagrada, e pede a Deus que te aben­çoe com o enten­di­mento necessário.

      Um abraço.

      Fico á espera

      Eze­quiel

    13. Se não con­se­qui­res pro­var que uni­cór­nios exis­tem, junta-te à minha Igreja dos Uni­cór­nios Cor-de-Rosa.

      Se o Deus que te refe­res é aquele que está des­crito na Bíblia, prova-se que não existe com uma perna atrás das cos­tas: basta ler a Bíblia, mesmo as par­tes onde Eze­quiel come uma san­des de escre­mento de boi.

    14. É engra­çado que as pes­soas quando que­rem dizer bar­ba­ri­da­des, só men­ci­o­nam aquilo que lhes inte­ressa!
      O que apa­rece na biblia, é que Deus man­dou como forma de pro­fe­cia sobre a casa de Jeru­sá­lem, a Eze­quiel cozer o seu pão em esterco de vaca, da mesma maneira que metes lenha no forno para fazer pão, Deus man­dou pôr esterco de vaca, DEUS NUNCA MANDOU NINGUÈM COMER NENHUMA SANDES DE ESTERCO DO QUE QUER QUE FOSSE, além do mais DEVIAS PASSAR MAIS TEMPO A LER A BIBLIA DO QUE A DIZER BARBARIDADES SEM NEXO, além de que PARA COMPREENDERES O QUE ESTÃESCRITO NESSE VERSICULO TENS DE LER TAMBÈM OS ANTERIORES, E OS POSTERIORES!!!

      (ao demais lei­to­res peço des­culpa por escre­ver um maiusculas).

      Por isso Pedro Ama­ral Couto arranja outra que essa não pega nem como barro na parede.

      Um abraço

      Eze­quiel

    15. Peço des­culpa pelo lapso, mas esque­cime de men­ci­o­nar, para quem esti­ver inte­res­sado, que esta pas­sa­gem biblica encontra-se em Eze­quiel capi­tulo 4

    16. È sobre a humi­lha­ção de Eze­quiel :-p

      Isaías 36 : “para que comam con­vosco o seu esterco, e bebam a sua urina?“
      Não te esque­ças que supos­ta­mente ele devia comer sobre fezes huma­nas há frente dos outros, mas foi subs­ti­tuido por fezes de vaca. Fui ver no Blue Let­ter Bible e parece que o “sobre” foi acres­cen­tado na ver­são Almeida. No hebraico é ” gelel ‘uwg”, que sig­ni­fica “cozer bola de fezes” e é por isso que é dito “come­rão os filhos de Israel o seu pão imundo” ;-).

      Não te pre­o­cu­pes que li a Bíblia toda, excepto o livro da Lamen­ta­ções e vários Salmos.

      E então onde está a prova do uni­cór­nio? Ou há tan­tas pro­vas como as de que Deus existe?

    17. E tam­bém há pas­sa­gens muito belas, para toda a famí­lia, como a ordem de matança de grá­vi­das e cri­an­ças por Moi­sés e Josué (Núme­ros e Josué), a des­cri­ção como o pro­feta canhoto tres­passa o gordo (Juí­zes), e o sacri­fí­cio de uma filha a Deus devido a uma pro­messa e um caso simi­lar a Lot que não deu tanto resul­tado (Juí­zes), e os dese­jos num Salmo para que cri­an­ças de ini­mi­gos se tor­nam orfãos e vaga­bun­dos, para além de cri­an­ci­nhas esma­ga­das con­tra pare­des e o fle­chas que bebem san­gue, num livro de Samuel um pro­feta amaldiçoa-a cri­an­ças que são des­pe­da­ça­das por ursas só por­que o cha­ma­ram de careca, etc., etc., etc.

      Mas não é com isso que se prova. O tal Deus pensa que a Terra era como os Egíp­cios e Babi­ló­nios acre­di­ta­vam ser, o Sol afi­nal pode parar, cura-se pes­tes com gotas de san­gue, o povo de Deus usa o número 3 como PI, a Terra tem um cen­tro onde pode ter uma árvore ou um monte onde vêem todos os rei­nos, pro­fe­cias de Eze­quiel e outros pro­fe­tas afi­nal não deram muito resul­tado, não sabe­mos afi­nal que gera­ção tem o tal sinal (é sem­pre dos nos­sos com­tem­po­râ­neos… daqui a mil anos é outra), Deus cria o mal, mas não o cria, tenta, mas não tenta, as últi­mas pala­vras de Jesus antes de mor­rer eram umas, mas tam­bém foram ao mesmo tempo outras, etc., etc., etc.

      É claro que é são sen­ti­dos figu­ra­dos (quando con­vém), e her­me­nêu­tica (ape­sar de as ver­são trans­li­ne­a­res não o cor­ro­bo­ra­rem, pelo con­trá­rio), ou é uma visão dife­rente de cada autor (logo a his­to­ri­ci­dade é muito duvi­dosa, sendo que pelo menos uma des­sas visões do tes­te­mu­nho é falsa). Ou seja: por recur­sos a deso­nes­ti­dade inte­lec­tual que leva­riam a pro­var que toda a lite­ra­tura absurda é con­sis­tente e ver­da­deira, como fazem os muçul­ma­nos com o seu Alco­rão (a Terra tem uma forma de ovo, vejam lá…).

    18. Hel­der, tu não pas­sas de um monte de merda.
      Não sabes o que dizes, nem dizes o que sabes.
      Se a tua cora­gem é assim tanta para enfren­ta­res Deus e os seus filhos,(escondido atrás de um site) desafio-te a colo­ca­res a morada do teu boteco ou da tua casa.
      Não pas­sas de um covarde que ataca cons­tan­te­mente a Santa Igreja e os seus cren­tes.
      Se não acre­di­tas é pro­blema teu.Pega na tua filo­so­fia de merda e espeta no cu.Não pas­sas de um reles pane­leiro que se esconde…

    19. Ora, aí está mais um em todo o seu esplen­dor de tole­rân­cia cristã… Ã€s vezes já não tenho pachorra para estes cromos.

      Então, diz lá, ò filho de deus ou dou­tra coisa qual­quer: já esco­lheste a forma de me fazer pagar as minhas here­sias? Será a forca? Ou a fogueira? Não que­res optar pela cruz para ser um pouco mais coerente?

      Não te esque­ças no pró­ximo domingo de con­fes­sa­res ao padre da fre­gue­sia o pala­vre­ado que usaste aqui; se calhar vais ter que ajo­e­lhar e… rezar!

      Apa­rece sem­pre que por aqui gos­ta­mos de momen­tos de humor.

    20. Não pas­sas de um reles covarde…um porco.
      Falas muito, mas é escon­dido. Mostra-te, divulga aqui a tua morada, o sitio onde tu escre­ves esta merda.Tens medo
      filho de satanas?Tens é garganta!És um covarde…

    21. Ó filho de deus (ou de outro qual­quer). Quer-me cá pare­cer que o abade lá da sua paró­quia cer­ta­mente não lhe ensi­nou o que é a boa-educação e muito menos a ser tole­rante. Mas isso não é de estra­nhar.
      “filho de sata­nás”?!?!? Bem, quer-me cá pare­cer que tere­mos que pro­var a (in)existência de mais um ser mítico e digno de par­ti­ci­par em mais uma fábula ou duas.
      Carís­simo filho de Deus, está-me cá a pare­cer que o senhor pensa que é o maior lá da sua ilha.…
      Temos pena, mas não é o pri­meiro a pas­sar por esta casa e que vem com ame­a­ças e tre­tas pre­po­ten­tes.
      Caso tam­bém queira pas­sar em minha casa, esteja à von­tade. Mas traga qual­quer coi­sita para comer e beber, está bem? E o corpo dos outros não conta.
      E pode guar­dar as suas “blas­fé­mias” e here­sias para si. Não esta­mos inte­res­sa­dos em par­ti­lhar, ok?

      Abra­ços e/ou beijinhos.

      PS: Hel­der, ape­sar de eu não ser a favor da mode­ra­ção de comen­tá­rios, há indi­ví­duos que pelo grau de eru­di­ção que demons­tram na sua escrita real­mente não haviam de ter a
      hipó­tese de par­ti­lhar espa­ços tão reles como este nosso. 😀

    22. Olha, o filho de deus ficou piurso. Ó filho, então e o pecado da ira? Como é? Olha que o teu pai não gosta des­ses sen­ti­men­tos pá, isso não é nada cris­tão. Paz e amor! Vá, está a ajo­e­lhar: Trinta pais nos­sos e qua­renta avés marias para expiar esse ódio todo. E já agora pede per­dão ao irmão hel­der, que tam­bém é filho do pai.

    23. O mais engra­çado é que eles vol­tam! Seria o mesmo se eu fosse regu­lar­mente à igreja da fre­gue­sia cha­mar nomes ao padre. Não há pachorra.

      Será que este gajo não se manca e não vê a figura ridí­cula que faz? Acho que se trata mesmo de uma caso clí­nico. Embora não deixe de ser hilariante.

    24. Olá a todos…

      Tenho de entrar nesta con­versa… uma perguntinha

      Ó filho de deus, conta lá… és daque­les que dá umas lam­pa­ri­nas na mulher… assim só para ela apren­der quem manda! Tá na cara! (tua e dela, de certo)

      Mas depois lá na rua e na igreja da zona, apa­renta ser é um homem de res­peito, um homem de deus…
      ohhh um nobre senhor, que alem de dar uns tabe­fes na mulher ainda vem pa net (cui­dado com os sites porno, podem aumen­tar a vio­len­cia e e e…) tra­tar mal as pessoas…(Tentar que ao que conheço, aqui não ofen­des nin­guem)
      O que tu que­res sei eu…

    25. Eu até gosto de deba­ter cer­tos assun­tos, está certo que ás vezes poosso ser um pouco rude a falar, mas até estava a ser inte­res­sante a coversa com o Pedro, e as á eso­pera do Hel­der, no entanto, não que eu seja con­tra o ateus, (cada um acre­dita no que acha mais favo­rá­vel para a sua vida, o que eu pes­so­al­mente acho é que cada pes­soa devia fazer uma pequena intros­pec­ção a si mesmo e ver até que ponto está a falhar para com Deus), no entanto, eu acho que cer­tas pes­soas quando se inti­tu­lam de algo deviam ao mes­nos de se fazer res­pei­tar como tal, e tal como o hel­der falou “cro­mos vol­tam sem­pre” eu só que­ria dei­xar a minha opi­nião de que cer­tos come­tá­rios dewe­viam ser apa­ga­dos, pois estra­gam o bom nome de qual­quer blog de res­peito (ou não).

      Um abraço

    26. Res­posta a Pedro Ama­ral Couto em 18 Dezem­bro, 2007 13:16: de cer­teza como pes­soa que leu par­ci­al­mente a biblia, deves ter conhe­ci­mento de que no antigo tes­ta­mento vivia-se pela Lei de Moi­sés, lei essa que lje fora dada em tábuas de pedra, e escri­tas pela pró­pria mão de Deus, acon­tece, que no Velho tes­ta­mento, quem deso­be­de­cia obvi­a­mente tinha de ser cas­ti­gado (claro que os cas­tin­gos , por assim dizer, não eram con­forme a von­tade, nem o tempo que o homem dese­java,) pois não era pecado nenhum a indig­na­ção para com quem quer que fosse, mas já era pecado (e uma falta de res­peito ter­ri­vel), as pes­soas serem inde­li­cadsa para com os ser­vos de Deus, prin­ci­pal­mente com os pro­fe­tas, e os ungi­dos de Deus.

      Na pre­sente data, já não vive­mos pela Lei, mas sim pela graça, graça essa que foi alcan­çada por Jesus Cristo, no entanto, não sig­ni­fica que as coi­sas que era pecado antes dei­xem de ser pecado agora, a unica dife­rença, é que pode­mos obter o per­dão de Deus atra­vés de Jesus, em vez de estar­mos a fazer sacri­fi­cios de ani­mais, ou á espera que u dia Deus nos castigasse.

      Podes ver o caso da pros­ti­tuta, que se arre­pen­deu do que fazia e foi aos pés de Jesus, e este per­doou, os p+ecados dela, e pelo que pode­mos enten­der ela não fez mais o que fazia antes, mas mudou com­ple­ta­mente o rumo da sua via, ora nesta pas­sa­gem biblica pode­mos ver o que te disse antes, os peca­dos não são mais per­do­a­dos pelos sacri­fi­cios de ani­mais, ou pes­so­ais, mas sim por meio de Jesus Cristo.

      Se que­res ver que Deus Deus ainda opera da mesma maneira, tens o caso de Ana­nias e Safira, que par­ti­ci­pa­ram e men­tir jun­tos sobre deter­mi­nada venda de bens, no entanto quando forma ter com os após­to­los ambos mor­re­ram devido á falta de huml­dade, sin­ce­ri­dade e pelo enorme peado que fize­ram, que não foi o men­tir aos homens mas sim a Deus, digo-te que neste caso se algum deles se tivesse arre­pen­dido e con­tado a ver­dade, cer­ta­mente não teria mor­rido, isto acon­te­ceu tam­bém para que podessemo-nos lem­brar, que embora agora tenha­mos o san­gue de Jesus a cobrir os nos­sos peca­dos (os de quem o aceita como seu unico senhor e salvador)Deus não se deixa escarnecer.

      As coi­sas que estão escri­tas na Biblia, eu creio que foram tal como lá estão con­ta­das, pois não tenho qual­quer razão para acre­di­tar no con­trá­rio, no entanto tanto quanto vejo, as uni­cas coi­sas que estão no sen­toido figu­rado (no novo tes­ta­mento), são as pará­bo­las de Jesus.

      Um abraço

    27. Ó pio eze­quiel, essas efa­bu­la­ções são curi­o­sas, mas que razões pon­de­ro­sas é que o amigo tem para não acre­di­tar nos Vedas?

      por exem­plo, sei lá

    28. è engra­çado as pre­ci­o­sas rari­da­des que se vão bus­car ao dici­o­ná­rio para nos fazer­mos pas­sar por gran­des sabedores.…

    29. Eu tam­bém era fer­vo­roso, dizi­mista fiel. Mas quando pre­ci­sei de apoio da Igreja (Bolsa ou Finan­ci­a­mento para me aju­dar a pagar minha facul­dade) não fui ouvido, não me aju­da­ram em nada.

      Pre­ciso de ajuda são 1.000,00 todo mês de men­sa­li­dade, se algum evan­gé­lico ou ateu de bom cora­ção e que possa me aju­dar eu agra­deço sin­ce­ra­mente, pois meu salá­rio não comporta.

      Banco Itaú Agên­cia 0273 Conta cor­rente 56.000–3

      Dúvi­das me escre­vam:

      A gente só per­cebe que Igreja é uni­la­te­ral, via de mão única.

      Att
      Alexandre

    30. Sou evan­ge­lica mais nao posso dei­xar de con­cor­da­dar q fana­tismo de mais acaba fazendo com q pes­soas de men­tes e cor­pos saos tor­nem se “homens fora da lei” amo a deu em justa medida q me faz muito bm,amo ele pois foi qm, criou tudo oq m rodeia e amo.…

      nao só por­riso tenho obj­ti­vos ‚sonhos e dese­jos tnho q m pegar a algo como pod uma pes­soa nao crer em nada nao ter uma amigo nem q seja ima­ji­na­rio ou espi­ri­tual onde possa dvi­dir suas tris­te­sas e alegria.….

      NAO INTENDO O PORQ DE SER ATEU,O Q VEM NISSO TUDO,OU MELHOR EM NADA?

    31. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entra­rei em sua casa, e com ele cea­rei, e ele comigo
      Apo­ca­lipse 3.10
      Que o Senhor te aben­çoe e te guarde afi­nal um médico serve para cui­dar dos doen­tes e vc é um.Mas o Senhor Jesus te ama muito viu.……
      fica n a paz

    32. Olá,
      por a caso aces­sei essa página ou o a caso não existe tb pra vc kkkkk
      Per­cebo que vc não deve mesmo conhe­cer a bíblia. Nosso Cri­a­dor não se ale­gre em SACRIFÍCIOS des­sde tipo como citado por vc, Ele é bom, mise­ri­cor­di­oso e sua sabe­do­ria é INFINITA. Porquê vc não tenta ler e se apro­fun­dar melhor pra real­mente che­gar a con­clu­são se Ele existe ou não? TENTE, tenho cer­teza que vai gos­tar. COMO pode falar de algo que não conhece, exem­plo, como alguém pode dizer que o sabor de algo é desa­gra­dá­vel se ainda não expe­ri­men­tou! Espero que Jesus toque em vc, aí vc vai sen­tir o que é real­mente isso, se nao abrir a porta por den­tro NUNCA Ele vai pro­var NADA p/ vc, pois nao pre­cisa disso. Gran­des pen­sa­do­res e filó­so­fos já muda­ram suas con­vic­ções ao estu­dar a fundo a pala­vra de Deus ou pra vc aquele sim­ples livro q chama de bíblia, o qual não tem NENHUM poder se vc não crer… Um abraço p/ vc e tenha uma ÓTIMA SEMANA!

    33. oi pra todos vcs, sou do bra­sil filho de pro­tes­tan­tes, hoje eu sou ateu, às vezes eu fico impres­si­o­nado com a into­le­rân­cia de cer­tos cris­tãos, sobre tudo no Bra­sil onde vivo, o pre­con­ceito é muito grande, não é nada fácil, mas sigo em frente um grande abraço meu caro amigo Hel­der, dire­ta­mente do Bra­sil para Portugal.

    34. fazendo argu­mento ad homi­nem? que coisa feia.
      e bem dizer fala; “Deus não existe, mas ele é cruel e mal.“
      pq voce não fala dos ateus sta­lin, mao tsé-tung, pol pot…
      (vai vir com a des­culpa; eles mata­ram em nome do comu­nismo e não do ateismo. se for assim “a KKK não matava negros por serem negros, e sim por não serem bran­cos.”)
      pode jun­tar todas as mor­tes cau­sa­das por reli­gi­oes, não chega aos pes dq esses dita­do­res ateus fize­ram em pou­cos secu­los.
      [a inqui­siçã espa­nhola que foi a mais noto­ria, durante um peri­odo de 350 anos matou apro­xi­ma­da­mente 2 mil pes­soas. (da quase 6 pes­soas por ano.)
      2 mil o ateu pol pot matou em uma bela tarde de sol.]

    35. Coisa feia é você vir para aqui só com dema­go­gia e sem argu­men­tos dig­nos desse nome. Já não tenho dis­po­ni­bi­li­dade para dar res­posta a esse tipo de con­versa. Lamento…

    36. O mais engra­çado disso tudo é o fato de a ciên­cia ou a lógica desen­vol­ver tudo o que uti­li­za­mos na nossa vida, como o carro a luz elé­trica, o com­pu­ta­dor, os remé­dios, a medi­cina e assim vai. E essa mesma ciên­cia e inte­li­gên­cia mos­tra que as coi­sas no que­sito reli­gião , não é bem assim , ou impro­vá­vel e assim por diante. Acho que os cren­tes que não acei­tam a ciên­cia tem q ser menos hipó­cri­tas. Ou seja se a ciên­cia não serve não a use, pois o q gera con­forto e pra­ti­ci­dade serve, quando seus dog­mas e cren­ças são pos­tos em duvida ai não pode. Assim é fácil NE.….
      Não seja hipócrita.

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *