Neste estudo internacional sobre a percentagem de crentes e não crentes em cada país, Portugal encontra-se num assustador 43º lugar, com números muito semelhantes aos Estados Unidos e atrás de todos os seus parceiros europeus.
Mais importante do que entender as causas para tais resultados — embora também seja importante — é ganharmos consciência de que vivemos num dos países mais conservadores da Europa no que respeita à importância do papel que a religião desempenha na nossa sociedade. É por isso urgente provocar e espicaçar a sociedade de modo a contribuir para a alteração desta realidade.
Embora eu não seja um defensor da “evangelização ateísta”, a desmistificação da fé através da promoção da ciência e da divulgação do ideal secular deverá ganhar novos impulsos e perder a vergonha de ir à luta contra a ignorância e o ridículo.
A oposição clara a qualquer infracção à laicidade do Estado não é suficiente. Muitos aspectos da nossa vida não estão dependentes do Estado. Em cada um de nós, na nossa família, no nosso grupo de amigos, nos nossos colegas de trabalho, há sempre algo mais que pode ser feito. Fazer nada é contribuir para que também nesta matéria nos mantenhamos na tão familiar cauda da Europa.
(Diário Ateísta / Penso, logo, sou ateu)
É de notar que no topo da tabela, se encontram paises considerados exemplares, como por exemplo a suécia, a dinamarca e o vietname.
O que eu n percebo muito bem é como é possivel um estudo dizer que o primeiro classificado tem um valor entre 46% e 85%. É uma margem de erro um bocadinho grande, n é?
Algo chama a atenção aos 1º’s 8 paises (excepto o Vietnam)…
Acha que Portugal está numa posição ruim? Brasil nem aparece na lista!
E porque não uma evangelização ateísta? Há que ensinar, divulgar, estabelecer o pensamento crítico através do ensino da ciência e da filosofia, afastando decididamente todo o pensamento obscurantista e religioso. Vamos a isso?
A margem 46% e 85% é grande simplesmente porque tem Ateus, Agnósticos e pessoas não religiosas.
Já vi alguns estudos sobre isso! Se não me engano o país mais ateu é a Dinamarca.
E a pesquisa nem deveria colocar países comunistas! Como pode ser confiável um país onde o governo manipula dados?
O Brasil coitado… Apenas 1% de Ateu.
Pq não colocar país comunista??? e por acaso os outros paises da lista são totalmente confiaveis??? hipocrisia,né???
Agora fikei surpreso com a presença de Israel!!! Parece q os hebreus hoje nem ligma mais pra esse deus de mentira..
pq se o deus deles existisse de fato… hitler seria morto no ato… nao haveria auschwitz etc
“Acha que Portugal está numa posição ruim? Brasil nem aparece na lista! ”
Faço sua minhas palavras.
* Faço das suas palavras minhas palavras.
Pingback: Proibido falar mal « O Possível e o Extraordinário
Portugal numa posição ruim??? Não creio!!! Vendo esse estudo até está numa excelente posição, está numa posição onde a maioria das pessoas acreditam em Deus Nosso Senhor. Só que duvido que esse estudo esteja certo… Pela experiência que tenho, mais de metade das pessoas com quem lido não acredita em Deus e das outras que acreditam a maioria não é praticante!!!
Não é a gozar as pessoas que têm religião (os cristãos e os nossos irmãos muçulmanos e judeus, etc.) e a proibir a livre prática destes que estaremos perante uma sociedade mais moderna e desenvolvida; exemplo disso é a Comparaçao entre os a Itália com o Vietname, a Itália é claramente um país desenvolvido/democrático/com bom nível de vida enquanto que o Vietname é um país de terceiro mundo que não respeita os direitos humanos, há um mau nível de vida e não vivem em democracia…
Há igualmente muitas pessoas a espalhar a mensagem de Moises, Jesus e Muhammad que são boas (como o falecido Papa Joao Paulo II, o banqueiro Muhammad Yunus que melhorou muito a vida das mulheres do Bangladesh)…
Enfim, a religião por si só não é um mal, existe países que têm um fervor religioso e são países ricos e prósperos e as próprias taxas desuicídio são menores nos países mais crentes…
A religião pode ser muito boa para o nosso desenvolvimento pessoal, emocional, futuro e ajudar-nos a desenvolver valores de respeito mútuo, gratidão, bondade, etc. Basta seguimo-la bem, agora seguindo-a má!!.… Isso é realmente péssimo!!!
Ao invés de tentarmos ver a religião como o ópio do povo, porquê não ver o seu lado bom???
A comparar com o Brasil, estão em plena vantagem. Eu como um ateu, sou muito ridicularizado no Brasil onde infelismente as religiões controlam as massas com muita proeza. Riem de mim, são cegos… não querem entender a razão. O teísmo é uma doença sem cura.
Simplesmente tendencioso ou enganador esses n[umeros. Al[em do que n’ao tem nem a fonte pesquisada.
Abisai,
Quando um acredita ou não e acha enganador ou não. Agora, mentir deliberadamente é outra história.
Como é que você diz que não tem a fonte da pesquisa se é assim mesmo que começa o texto, com o link à fonte?
o ateísmo cheira mal.
Não sinto… Deve ser da alergia!
as melhoras! Mas olha que a maior parte dos ateus. Ou seja.macacos.caes gatos insectos etc cheiram muito mal.
Ah, mas isso tem uma justificação: não tomam banho em água benta! A vantagem é que são livres de escolher o seu caminho sem se afogarem em dogmas milenares.
E, como estamos em época balnear… bons banhos!
Obs.: Fato ocorrido em 1892, verdadeiro e integrante de biografia.
Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem
universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez,
lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava
da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos.
Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
– O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
– Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?
– Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História
Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos,
mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem
que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um
pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.
– É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?
– Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação,
falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o
material pelo correio com a máxima urgência.
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o
seu cartão ao universitário.
Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se
pior que uma ameba.
No cartão estava escrito:
Professor Doutor Louis Pasteur,
Diretor Geral do Instituto de Pesquisas
Científicas da Universidade Nacional da França.
…
“Um pouco de ciência nos afasta de Deus.
Muito, nos aproxima.”
Louis Pasteur
_____________________________________________________________________________________
Assim como vc é crente que existe o ar, então pq não ser crente que Deus existe tbm?? E então, vc é crente?
Flavio em 4 Julho, 2007 9:36 A comparar com o Brasil, estão em plena vantagem. Eu como um ateu, sou muito ridicularizado no Brasil onde infelismente as religiões controlam as massas com muita proeza. Riem de mim, são cegos… não querem entender a razão. O teísmo é uma doença sem cura.
PARA MIM(logo, ve-se q eh uma OPINIAO PROPRIA) oq vc disse, meu caro amigo flavio, eh puro engano…
“O teísmo é uma doença sem cura.“
engraçado…eu li a respeito de um saudoso psicologo brasileiro conhecido mundialmente por ter desenvolvido a teoria da Inteligência Multifocal, sobre o funcionamento da mente e o processo de construção do pensamento, chamado Augusto Cury, q tbm eh diretor da Academia de Inteligência e e membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, em Portugal
Nao sei se vc ja ouviu falar desse humilde cidadão, chamado Augusto Cury, que por sinal eh brasileiro. Pois bem, ele ja foi ateu (decobri isso lendo um de seus deslumbrantes livros: Os segrdos do Pai Nosso, no qual ele destrói qlqr um que se auto-intitule ateu, se é que essa denominaçao existe). nesse livro inclusive ele o finaliza com uma oração de Friedrich Nietzsche clamando por conhecer Deus (Nietzsche pode ter falado o q falou a respeito da religiao ou de Deus, mas só ele e o proprio Deus sabem o q se passava na suamente e o clamor da sua alma, talvez oq muito o pertubava era a religiosidade das pessoas de sua epoca).
religiao eh bom sim, ams eh apenas um conceito e um conjunto praticas e ações. uma vida tendo como filosofia uma religiao se difere bastante de uma vida tendo como filosfia Jesus Cristo.
Sou crente, protestante, evangélica, tenho meus princios baseados na Bíblia (nos ensinamentos de Cristo) e sou muito feliz assim e na minha opiniao pior q acreditar em um falso Deus (para algns) eh pior q nao acreditar em nenhum.
se viver oq eu vivo (uma vida com Cristo) é um erro ou uma ilusao, oq eu tenho a plena certeza q nao eh, EH A MELHOR ILUSAO DA MINHA VIDA!!!
um beijo no coraçaõ de voces e q um dia voces venham a ser ticados por essa verdade maravilhosa e libertadora!
paz!!!
ops!
*ticados não, tocados
hauhuaauauhuah
eu vejo que o brasil nem aparece no mapa dos ateus, porque a superstição religiosa e os contos da caronchinha, ainda imperam aqui, aqui acredita-se em feitiços, vudus e outros, eu como brasileiro fico entristecido, com esses lixos culturais e a igreja é uma das grande culpada por essas falácias, que aliena o povo, junto as seitas evangélicas e espíritas, sou muito discriminado aqui no brasil por ser ateu, por outro lado eu tenho o direito de me declarar crente ou não crente, não a religião e as superstições, o mundo só será melhor sem a religião e as superstições.
também concordo com esteve, se Deus de israel realmente existisse, Hitler não faria o que fez com os Judeus.
“Professor Doutor Louis Pasteur,
Diretor Geral do Instituto de Pesquisas
Científicas da Universidade Nacional da França.”
Hoax claro, nunca existiu “Universidade Nacional da França”, nem “Instituto de Pesquisas Científicas”.
Pasteur não era “Doutor”, era químico. Não tinha vinculação acadêmica, criou seu próprio instituto de pesquisas.
“Os segrdos do Pai Nosso, no qual ele destrói qlqr um que se auto-intitule ateu, se é que essa denominaçao existe.”
Não só existe como eu sou. Já li artigos e trabalhos de Cury, e admiro-o como profissional. Mas ele perde a razão em vários pontos quando afirma que os autores da “biografia” de cristo na bíblia não poderiam tê-lo criado, uma vez que a principal suspeita de tê-lo elaborado fossem estudiosos gregos. Podiam ser limitados, mas não eram burros, afinal, nossa sociedade é basicamente a d’Eles. Cury tmbm disse em entrevista o seguinte:
“Investiguei do ponto de vista científico – e não religioso – os actos de Jesus, como aquele em que Judas o trai com o beijo. Em relação a esse momento, a psicologia e a psiquiatria esperam que uma pessoa profundamente decepcionada e traída reaja sempre sem brilhantismo na sua inteligência, sem raciocínio, como um animal, numa situação de instinto. Mas Jesus geriu os pensamentos, abriu janelas na sua mente, olhou para Judas, fitou os seus olhos e disse-lhe: “Amigo, para que vieste?†Nunca na história uma pessoa traída e prostrada reagiu como Jesus no acto na traição.”
Esquece-se por um momento que diante da forte possibilidade de Jesus não existir e por isso nunca ter estado nessa situação, logo não seria surpresa que não reagisse apropriadamente. Uma vez que isso não aconteceu os criadores de Jesus não precisaram e ou não quiseram atribui-lo descontrole diante dessa ocasião. Agora, diante da criação da personagem de Jesus centenas de anos após a data dos alegados eventos que ele ocasionara é muito mais plausível que ele tenha sido meticulosamente criado para parecer sempre, e mesmo quando capturado e torturado, estar no ‘controle’ da situação, uma vez que seus criadores não se baseavam nas reações de uma pessoa real, mas de um líder perfeito dígno da linhagem sagrada de um deus.
Tive o prazer de conhecer Cury quando fui-lhe parabenizar (e gaguejando), ele é uma pessoa simplesmente gentil e muito sábia, sou até mesmo suspeito para analisá-lo, mesmo pq eu conversei com ele por duas vezes apenas, mas, para intuito de alguém que se afirmava como o maior ateu do mundo (como ele gosta de testemunhar) é duvidoso que seja hoje tão direcionado à religião ou mais precisamente à cristo, sem questionar as formas e condições com que ele surgiu na história. Parece-me que ele sempre fora cristão e se mantera reservado quanto à crença até ter fama, e se afirmar como o maior ateu do mundo, para depois se contradizer como um convertido. Pelo menos isso dá um belo e convincente (para os crentes pelo menos) testemunho ao lado de R.R. Soares.
Cristiano. Gratificante pensar que eu faço parte desse 1% que não precisa de muletas para manter-se de pé diante da vida. Os outros 99% sem estas muletas desabam.
“Os segrdos do Pai Nosso, no qual ele destrói qlqr um que se auto-intitule ateu, se é que essa denominaçao existe.” Que frase ameacadora e essa? se eu nao soubesse quem criou o conceito de bom e mal, de pecado, ate ficaria com medo, mas fico com medo mesmo a da ignorancia que norteia esses fanaticos… isso e perigoso… mas perder muito tempo explicando coisas pra gente que nao estudo e nao se abre para as coisas novas e muito chato mesmo!
Nenhuma discussao vale a pena quando a alma e pequena! (Uma adaptacao minha de fernando pessoa!!!!) rsrrs…!!!
Oro para que vocês um dia vejam o quanto é bom seguir a Deus.
Fiquem na paz amigos.
ateismo