Classe FM - Montijo, 106.2
Arte & Cultura, Sociedade 12 Abril, 2007Devo ser uma daquelas poucas estranhas pessoas que gosta de ouvir música clássica ao conduzir no tráfego da cidade. Na zona de Lisboa apenas existem duas opções: Antena 2 e Classe FM (ex-Luna FM), esta última a emitir a partir do Montijo, em 106.2 MHz.
Esta frequência foi recentemente adquirida pela Media Capital fazendo, portanto, parte da rede de rádios que também inclui a Rádio Cidade, Rádio Comercial, RCP, entre muitas outras; tudo normal até aqui.
Aberrante mesmo é o facto de durante algumas horas de emissão, a Classe FM emitir divulgação religiosa e publicidade a um tal Professor Bambú ou Mambú! Então, uma rádio que se dedica à transmissão de música clássica, ópera e jazz - de excelente bom gosto, diga-se - encharca depois a sua frequência com missas em português e espanhol em simultâneo e consultas astrológicas em francês magrebino!?! Que falta de classe…
(Diário Ateísta / Penso, logo, sou ateu)
12 Abril, 2007 às 11:09
Esse Professor Bambú é muito bom, tratou-me do virus do meu PC pelo telefone
12 Abril, 2007 às 11:21
Continua a ser um clássico. Dá dinheiro.
17 Abril, 2007 às 10:07
A partir do momento em que a Media Capital comprou a Luna, tem de se tornar numa fonte de dinheiro e a música de que gostamos não o é.
Passei a ter Cds no carro, Vivaldi, Mozart, Monteverdi etc.. Não há nada melhor para o trânsito.
17 Abril, 2007 às 10:58
É bom saber que não estou sozinho no que diz respeito às preferências musicais no meio do trânsito.
Não consideras a Antena 2 uma alternativa?
17 Abril, 2007 às 16:54
Tás a ver há muitas “estranhas pessoas” por aí.
Ya, SlipknoT forever.
4 Maio, 2007 às 17:23
Regressa Luna FM
10 Maio, 2007 às 18:02
Tenho uma criança a quem deixava sempre a rádio ligada durante a noite e durante a sesta. Agora tenho medo. RELIGIÃO e MAGIAS DA TANGA,. QUE PENA. Estavam como a minha rádio eleita!
Podem ao menos dizer o horários exacto daquelas aberrações ? Para eu desligar? sei que um é as 16h da tarde e mais?
Atenciosamente
Paula P .Castro
18 Maio, 2007 às 11:03
OK agora já nao é as 16h mas eu sei que precisam do dinheiro.Quando é que “eles vão para o ar?
Paula
18 Maio, 2007 às 11:09
Tanto quanto sei o horário das 21 às 22 é sagrado. Já apanhei noutros horários mas, sinceramente, não os fixei. Entretanto, desde que escrevi este artigo, desabituei-me completamente de ouvir a Classe FM. Viva a Antena 2!
5 Junho, 2007 às 22:10
Tenho sómente uma pergunta. Descobri a “Classe FM
num daqueles mini-receptores de algibeira. Poucos minutos depois verifiquei que transmitiam o meu tipo
de música. Tenho por lá parado e verifico que continua
Sem comentar o que agora lá inseriram, perguntava tão sómente se me poderão por favor informar se o género de música é para manter ou se a entidade compradora da frequência vai trazer alterações ou mesmo extingui-la? Conforme a vossa resposta, explicaria em pleno a razão da minha pergunta.
Reconhecidamente com cumprimentos,
José
17 Junho, 2007 às 9:21
O meu despertador era a Luna, hoje a Classe FM. Confesso que nem sempre fui acordada a tempo dadas as quebras de emissão, que não eram raras, mas esse era incómodo menor, vejo agora.
Não é simpático estar a cozinhar ou a ler e de repente em vez de boa musica ,sem saber porquê , sentir me agredida com um qualquer programa de propaganda.
Eu pago para ter uma estação que não me afoge em palavras, que não me invada o sossego quando estou na minha própria casa, mas uma vez que pelos vistos não chega o que pago que tal um CD com as músicas da estação para ouvir quando me sentisse agredida pela estação?
30 Julho, 2007 às 11:33
Era, de facto, uma rádio maravilhosa até se tronar… naquilo que hoje conhecemos. Foi, durante muito tempo, a minha rádio de eleição, ainda mais do que a antena2. Não podia haver melhor combinação, alternando música clássica e jazz, ambos os géneros numa magnífica selecção musical. Ainda a ouço, vagamente, com enorme pena que a música clássica de lá tenha sido banida e cujo espaço foi invadido por propaganda religiosa panfletista.
Bem sei que no mundo contemporâneo a lei do mercado se impõe fortemente - tudo tem que dar dinheiro (e, pelos vistos, também estes espaços religiosos o dão!). Mas será que poderiam tentar arranjar patrocínios de qualidade, marcas de prestígio, para um público também de qualidade, sem abastardarem o espaço radiofónico com excessívos e irritantes “spots” comerciais?
Muito gostaria de conhecer as pessoas que, originalmente, estiveram por trás dos creritérios de selecção musical da FM Clássica, talvez fosse possível engendrar uma nova estação de rádio de qualidade, rentável e com um relevante papel didático e divulgador de música de qualidade.
8 Setembro, 2007 às 18:06
Apesar das “aberrações” são um boa companhia, sem rodos de publicidade e com músicas fantásticas dos anos 30/40/50 e 60.
Continuem o vosso bom trabalho.
Contem com a minha companhia.
Um abraço.
30 Setembro, 2007 às 15:33
ola..gostaria de saber o nome de algumas musicas que passaram no sabado á noite na radio! pois adorei ouvir esta radio, que nem conhecia…agradeço desde ja qualquer atençao que me possam disponibilizar
5 Outubro, 2007 às 17:30
Europa LX - 90.40 (jazz)
Rádio Marginal - 98.1 (jazz e r&b)
5 Novembro, 2007 às 18:53
Olá! Gosto da parte da música! ::)
Mas tenho pena que o sinal venha embrulhado num bocado de ruído… Não haverá uma frequência alternativa para a zona de Alfragide (Amadora)? Se sim, agradecia a informação.
Obrigada e bom trabalho.
19 Novembro, 2007 às 16:32
…Será que o grupo que detém os direitos desta rádio não sabe encontrar outos pagantes menos ruidosos?
é absolutamente insuportavel, além de vergonhoso.
1 Dezembro, 2007 às 7:13
sinceramente nao sei quando foi a 1ª vez que ouvi esta radio, mas a partir desse momento que ficou memorizada no radio do meu carro e a ouço cerca de 12horas por dia, agora tambem digo, sinceramente nao consigo ouvir aqueles flashes horrorosos, que nao têm a ver com nada a ver com a actualidade do mundo e do bom gosto, vamos todos enviar uns mail’s para a classe fm a pedir mesicordiamente que arranjem outros sponsors, acredito que com uma nova fonte de publicidade esta poderia ser uma das radios mais ouvidas e obter uma boa classificação no ranking das radios, em suma, tirando as aberrações a que tantos de nós relataram, para mim é a melhor estação portuguesa, por aí os meus parabens…
5 Dezembro, 2007 às 11:37
Olá,
Entrei por aqui qdo andava à procura da Classe FM pela web. Sabe se se pode ouvir pela net?
Obrigada
5 Dezembro, 2007 às 11:38
Quanto às emissões da noite com os ‘professores’ de não sei quê, é uma aberração. Uma rádio com tão bom nível durante o dia…
Como no filme, Belle de jour?…:D
5 Dezembro, 2007 às 11:40
lol, se o Prof, Bamboo trata os vírus pelo telefone, como fez com o Luis Pestana, a conversa é outra
6 Janeiro, 2008 às 16:01
como ouvir a classe fm em leiria?
11 Janeiro, 2008 às 19:17
Embora preferisse a alternância excelente de jazz e música clássica e me desgostasse a propaganda de igreja às 11 da manhã, mantenho a minha preferência pela 106.2, alternando-a por vezes com a antena 2 e desligando-a às 11 horas.
Parabéns, pela rádio
que continua excelente.
(Embora infelizmente só a consiga captar bem no carro; não percebo porquê!)
4 Fevereiro, 2008 às 16:10
Oi,
ouso a Classe FM no rádio do carro (em Lisboa), em casa não consigo apanhar, sabem dizer-me como posso ouvir através da net?
Obrigada
8 Fevereiro, 2008 às 14:08
Acho que esta rádio é uma benesse, tendo em vista o perfil de músicas que emitem e diga-se de passagem de muito bom grado, não é uma rádio de músicas clássicas propriamente dita, explorando mais o estilo americano antigo que é muito bom e que não existe em nenhuma outra rádio, tentei contactá-los pelo telefone sem sucesso, gostaria de por aqui dar-lhes os parabéns pela maneira como vem conduzindo as emissões e que por sugestão não mudem por nada. Com relação aos programas religiosos ou de igrejas charlatanistas no Brasil e etc, realmente não tem nada a ver!
Um forte abraço à todos da rádio e mais uma vez parabéns.
20 Fevereiro, 2008 às 19:12
Olá a todos os bons ouvintes de música!
Não desistam de ouvir a Classe FM. Mudem apenas nos péssimos momentos em que nos privam de boa música. Necessário é, penso eu, sermos muitos a ouvir os seus bons momentos. ficarmos sem mais uma boa rádio, ainda que com intervalos mediocres, é que seria uma grande perda. tb há a questão de não haver publicidade a meio das músicas!preços altos se pagam!! quantos mais formos mais a boa música ganha expressão! eu cá vou intervalando, Antena 2, Classe FM, Marginal, Europa Lisboa, até Antena 1! Votos de boa música!
28 Fevereiro, 2008 às 19:48
Olá
Eu sou mais um dos muitos que apreciam particularmente a música que esta estação passa; gosto particularmente da música vocal que passam; o rádio do carro está sempre sintonizado nesta estação.
Há só uma nota, que é um ligeiro reparo da minha parte: é que a estação não dá nenhuma indicação dos nomes das/dos músicas/músicos que passa, o que é pena; muitos dos ouvintes gostariam por certo de aceder a esses nomes. Não sei se alguém me saberá dizer de que forma posso ter acesso a esses títulos e/ou nomes.
Obrigado
18 Março, 2008 às 22:48
eu, por mim, bem gostava de saber quem canta o “The Boulevard of Broken Dreams” que não é nenhum dos intérpretes que a net tem! Também, quereria sintonizar a emissora da net, mas não sei como. Por fim, já coneço todo o reportório e, embora o prefira a outros estilos, gostaria que nele se enxertassem mais novidades jazzistas.
18 Março, 2008 às 22:59
Deixo aqui uma boa alternativa à 106.2, na net, à noite: http://dev.neworleansonline.com/music/radio.php
A rádio de New Orleans! Só jazz!
30 Março, 2008 às 21:06
Ei.
,,,,«por acaso» (é assim que se diz?)
ouço a vossa Radio, e,,, agrada-me !
Sou “daqui do lado” (Barreiro) e SE !!
se manterem com esse estilo swing, cool, Be Bop,& Melodys, atão engatam-me, porque lixo? ja eu ouço muito.
(ps:
….não fica mal uns cole porter, nat K Coles big bands & “sunny days” …)
cappici?
ThK U and
BYe por enquanto
3 Abril, 2008 às 0:48
Folgo em ver que há pessoas que também gostam de ouvir a classe.fm. É sempre bom.
Falando sobre o post. É verdade que também me questionei acerca dos programas eclesiásticos…pensava para mim: “o argumento mais fraco que eu tenho para isto, é o de que o público alvo para este tipo de programa não tem nada, mas nada, a ver com isto.”(Agora, e só por acaso, até fortaleceu dado o nome do seu Blog). Pra’ lém da simples razão de jazz, soul, beebop, e outros demais estilos de música, estarem bastante desencontrados com esta vertente dos céus divinos, de facto, é bem verdade que os percurssores de Jazz, Blues, entre outros, foram os negros, também muito religiosos e muito crentes. Mas comparar crença pura com progadanda, nem pensar.
Mas bem, se não quisermos ir tão longe, basta perguntar-mo-nos a nós mesmos que “aquilo” está só a preencher o tempo que ocupa a publicidade nas outras telefonias…
No fim, sigo feliz e contente a agradar os meus ovidos.
FM 106.2
4 Abril, 2008 às 16:13
Música muito boa
Pena termos de gramar outras coisas fora do horário de Jazz
Continuem
Ricardo Santos
15 Abril, 2008 às 17:44
Seria optimo que a CLASSE FM, também transmitisse pela INTERNET, como acontece já com outras emissoras. Parece que é um espaço a não descurar no futuro.
Está previsto?
agradecimentos pela qualidade musical geral.
rv
27 Maio, 2008 às 8:28
Class FM deixou de ser ouvida ontem, 26 de Maio de 2008 : confirmam ?
JLPAB
27 Maio, 2008 às 11:16
Confirmo ! Durante a tarde de ontem, a programação regular, que ultimamente melhorara, “alterou-se” para algo de muito estranho. Confirmei mais tarde ser a CIDADE FM a estação sintonizada em 106.2. Creio que esta pertence ao grupo da Media Capital.
E agora? Resta-me apenas a Antena 2!
DR. Lisboa
28 Maio, 2008 às 13:38
Também confirmo e agora?!
O melhor é telefonar para a Media Capital a protestar! fica o telefone 213821500.
Eu vou ligar.
Até lá e só pela net, sigam o conselho do vbm, é mesmo boa:
http://dev.neworleansonline.com/music/radio.php
Margarida
28 Maio, 2008 às 23:34
Também reparei, no outro dia quando ia no carro, que a minha querida classe fm estava com uma grelha muito muito estranha, e depois descobri também que era a cidade fm. Onde está a classe fm? é das únicas radios que já ouvia, ja que não tenho grandes albuns de jazz, soul e por aí a fora e a classe era o meu escape para o transito horroroso de lisboa…..
29 Maio, 2008 às 21:51
A Luna FM foi na altura comprada por um deputado do PP, Luís Nobre Guedes, envolvido nuns negócios com a Media Capital. A partir daí, a Luna acabou e a rádio passou a chamar-se, inicialmente, Clássica FM, numa emissão feita exclusivamente à base de um computador que estava nos estúdios centrais da Media Capital Rádios. Mais tarde, tiveram de alterar o nome para Class FM, pois, creio, a Antena 2 colocou um processo por ter utilizado o nome Clássica, pois a Antena 2 é conhecida por ser a Rádio Clássica. A partir daqui alterou para o nome definitivo Classe FM, uma emissão feita à base de um programa de computador, sem qualquer animador. Em relação ao professor Bambo e à IURD, emitiram este tipo de programação para “encher” a emissão e à troca recebiam uns “subsídios” extra…
Actualmente emite a Cidade FM - Tejo, como forma de dar uso a esta frequência “fantasma” e, ao mesmo tempo, melhorar a cobertura da rádio “jovem” da MCR.
30 Maio, 2008 às 4:29
Ou seja, o computador nunca vai para o desemprego! Tem sempre trabalhinho garantido na 106.2 da Media Capital. Foi por isto que nos anos 80 se lutou com as rádios piratas, claro está!
Está na altura de comprar um novo leitor de CD’s para o carro, isso sim. Não ter alternativa à Antena 2 faz-me comichões. Apenas a Marginal oferece conteúdos de qualidade comparável ao que tínhamos na Classe FM, mas é inconstante.
30 Maio, 2008 às 9:52
É inacreditável que tenham acabado com a Class FM! A melhor rádio que eu já tinha ouvido, o dia inteiro sem interrupções (com a excepção do tal mestre Bambú). E qual não é o meu espanto, quando sem aviso, aquela frequência passa a emitir música banal e sem qualidade! Já telefonei para a Media Capital e disseram-me para mandar um e-mail para - se quiserem protestar mandem um mail para este endereço!! Eu vou já mandar o meu. Pode ser que todos juntos consigamos trazer a rádio de volta!
6 Junho, 2008 às 22:16
Pois eu não me importaria que as emissões eventualmente fossem “patrocinadas” de novo pelo prof. Bambo e voltassem ao éter.
Em alternativa aqui vai mais uma rádio on-line tb. fixe;-):
http://www.radioswissjazz.ch/
7 Junho, 2008 às 15:10
Eu já mandei mail mas acho que devíamos tentar uma petição e juntar os amigos todos. Hoje em dia, uma petição arranja muita gente num instante.
8 Junho, 2008 às 18:07
Tive o meu rádio-auto em reparação e só hoje me deparei com a dificuldade de captar a emissora. Vim aqui ver o que se passava: já não existe! A coisa que mais me revolta no capitalismo é precisamente esta razia em tudo que tem qualidade individual, absorção por instrumentos mecânicos de produzir uma imitação do que é bom, belo e desejável e desatar a pagar por qualquer fragmento de prazer! Por outras palavras, estes distribuidores empresarias de prazer são todos umas putas!
8 Junho, 2008 às 23:46
Mataram a Class FM!… Num país de atrasados mentais , corruptos, ignorantes e pimbas, em que as “elites” dão o (mau) exemplo da “chico espertice” e do mais ignaro mau gosto, é confrangedor assistir aos atentados a tudo o que pretende, de algum modo distanciar-se da mediania e da cultura rasteira e massificada. Se os senhores da Media Capital estão com problemas de liquidez, abram as portas a alguma publicidade, dirigida ao tipo de ouvintes que faziam daquela radio a sua companhia (quase) exclusiva. Se ainda assim acharem que perdem dinheiro (se calhar ganhavam se compararem com o tipo de ouvintes que agora têm no aborto radiofónico que instalaram naquela frequência) façam como a RR fez há muitos anos. Criem uma Liga de Amigos da Class FM. Eu e muitos de nós vamos alinhar e até vou pôr um dístico no meu carro.: Eu pago para ouvir a Class FM!
4 Julho, 2008 às 18:45
Olá Amigos da Boa música.
Mais uma vez sentimos, que o que tem qualidade e pés para andar
com bons apreciadores, (nós) é fechado, extinto, calado, substituido, remodelado, ou de outra qualquer forma alterado.
No nosso País, em que a qualidade televisisa, da imprensa escrita (com excepções) e das rádios é a desgraça que conhecemos este era um cantinho muito simpático que ajudava no dia de Trabalho e não só mesmo com bambus e seitas.
Espero o regresso da Classe FM nesta ou outra frequência e se avançarem com abaixo assinado, petição ou outra iniciativa contem comigo.
Finalmente deixo um abraço ao Helder Sanches por me parecer o grande ¨responsável¨ daquilo em que se tornou a Classe enquanto emitiu.
Estendo este Abraço a todos os fãs da Classe FM.
Até breve.
5 Julho, 2008 às 5:35
Eu não sou responsável por nada! Juro!!!
16 Setembro, 2008 às 5:14
Boas, andava a procurar informação sobre a Class FM na internet e achei este blog.
É mesmo verdade que a class fm acabou? Visto que o ultimo comentário já foi em julho, já voltou ou não?
Esta noticia aborreceu-me um bocado, tinha a class fm no radio do carro e em casa, e era sempre nela que metia que não dava mais nada de jeito nas outras ou então apenas quando me apetecia ouvir musica de qualidade em vez das coisas comerciais das outras rádios.
É certo que não ouvia só a class fm (tenho 21 anos e é obvio que gosto de outro tipo de músicas também…) mas por vezes apetece-me ouvir apenas musica de qualidade e a classe fm era o sitio ideal para sintonizar quando tal acontecia.
Se houver algum movimento para trazer de volta esta radio era capaz de alinhar nisso.
30 Outubro, 2008 às 12:24
A Class FM acabou? Não sabia… Que tristeza. Tudo o que neste país tem qualidade acaba! Se calhar os Espanhóis da Media Capital não gostaram do projecto.
21 Novembro, 2008 às 20:32
Tb. estou desiludida pois gostava muito de ouvir a FM Classica 106.2 e agora não consigo sintoniza-la.
Será que foi extinta????
Se foi lamento pois dava música de excelente qualidade.
Porque é que o que é bom desaparece e o que não presta fica?????
Mais uma vez é de lamentar!!!!
FL
5 Dezembro, 2008 às 19:07
Se você está procurando instrumentos musicais, LUTHIER MARINHO visite http://www.marinhoguitars.com