Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa

Na cha­mada imprensa escrita pro­li­fe­ram as publi­ca­ções dedi­ca­das à escan­da­leira, à fofoca e à má-língua. De uma forma geral, essas publi­ca­ções são isen­tas de con­teúdo inte­res­sante e sobre­vi­vem gra­ças à mis­te­ri­osa curi­o­si­dade da popu­laça pelas vidas (des)interessantes das figu­ras mais ou menos públicas.

Quem esti­ver real­mente inte­res­sado em apren­der algo sobre deter­mi­nada maté­ria ou em ler um ensaio sobre qual­quer tema do seu inte­resse basta olhar para as capas das refe­ri­das publi­ca­ções para saber quais são aque­las a evitar.

Lamen­ta­vel­mente, muito do que é escrito em sites e blo­gues cujo tema cen­tral é o ateísmo uti­liza exac­ta­mente as mes­mas téc­ni­cas da imprensa cor-de-rosa: escan­da­leira, fofoca e má-língua! E isto — pasme-se — é ver­dade tanto a nível naci­o­nal como a nível inter­na­ci­o­nal. Os padres pedó­fi­los, os bis­pos gays, etc…

Con­si­dero que a men­sa­gem do ateísmo, a divul­ga­ção de um pen­sa­mento huma­nista, raci­o­nal e natu­ra­lista, para ser efi­ci­ente, não deve seguir o cami­nho fácil de expor cons­tan­te­mente as con­tra­di­ções das reli­giões ou a hipo­cri­sia dos seus repre­sen­tan­tes ao ridí­culo. Se bem que todas essas con­tra­di­ções e hipo­cri­sias sejam reais, utilizá-las como prin­ci­pal argu­mento parece-me incon­se­quente e resul­tam num esforço inglório.

Entendo o ateísmo como uma ausên­cia total de fé ou crença em qual­quer tipo de pode­res sobre­na­tu­rais; não o encaro como uma neces­si­dade de explo­rar as con­tra­di­ções ou hipo­cri­sias de qual­quer tipo de orga­ni­za­ção base­ada na fé ou na crença de qual­quer tipo de pode­res sobre­na­tu­rais. A meu ver, qual­quer reli­gião orga­ni­zada tem sem­pre a sua estru­tura base­ada nal­gum tipo de fé ou crença. Des­mis­ti­fi­car essas bases será muito mais efi­ci­ente do que a expo­si­ção ao ridí­culo de par­tes da estru­tura que eco­ará sem­pre como um slo­gan pro­pa­gan­dista aos ouvi­dos de qual­quer crente que se digne.

Essa des­mis­ti­fi­ca­ção só poderá ser con­se­guida atra­vés do estí­mulo ao raci­o­cí­nio, da divul­ga­ção da ciên­cia e da pro­mo­ção de uma visão natu­ra­lista do mundo. Tudo o resto é infru­tí­fero e poderá ter, pre­ci­sa­mente, o resul­tado con­trá­rio ao desejado.

Par­ti­lha!

    35 comentários em “Os Malefícios do Ateísmo Cor-de-Rosa

    1. Carís­simo, pes­so­al­mente até acho que a t-shirt te ficava bem…LOL
      Grande abraço!

    2. Des­culpa lá, ó tri­pas, mas esta semana só uso t-shirts do Atlé­tico de Alcântara. 😉

      Um abraço para ti tb.

    3. Caro Luís,

      Fiquei sem per­ce­ber se te refe­rias ao post ou à t-shirt do Atlético. 😉

    4. Ó tri­pas”?? Sim senhor, gran­des evo­lu­ções ao nível dos “bright min­ded” se têm veri­fi­cado! É essa a ati­tude! Infe­liz­mente, como ligo tanto a fute­bol como à reli­gião, parece que falhaste o alvo… Mas pronto, a idade não per­doa, nem a nível da visão, nem da men­ta­li­dade clu­bís­tica que vigora neste país! Ts ts, pen­sava que o Sr. Lélé ainda con­se­guia ser mais ori­gi­nal…
      Bem hajas!

    5. Até há uns tem­pos atrás eu era um lei­tor rela­ti­va­mente assi­duo do diá­rio ateísta, mas ulti­ma­mente (coisa de 2 ou 3 meses), come­cei a sentir-me enjo­ado com alguns dos posts que por lá apa­re­ciam, mas sem per­ce­ber muito bem por­que. Agora final­mente acho que per­cebi. Devo ser aler­gico a lite­ra­tura cor-de-rosa.
      Obri­gado pelo diag­nós­tico helder 😉

    6. Caro MD,

      Esse é tam­bém o meu sen­ti­mento. Como sou um opti­mista espero que seja ape­nas uma fase pas­sa­geira de menor ins­pi­ra­ção dos que con­tri­buem para o DA.

      Um abraço.

    7. Caro Hel­der:
      Vi cá parar atra­vés do Ludwig (Que Treta!)e vou vol­tar sem­pre. Exce­lente post. Sou cató­lico, embora bas­tante desa­li­nhado, tam­bém eu fre­quento há muito tempo o DA e par­ti­lho bas­tante a desi­lu­são do MD. Con­ti­nuo a lá ir por­que alguma da infor­ma­ção da Pal­mira me é útil e gosto do Ricardo Alves.

    8. Caro Lino,

      Obri­gado pela visita, és sem­pre bem vindo. Espero não vir a desiludir. 😉

      Um abraço.

    9. Pois a mim parece-me que estes casos (padres pedó­fi­los e afins), devem e mere­cem ser denun­ci­a­dos com todo o vigor e é salu­tar a sua divul­ga­ção no DA.

      A gra­vi­dade dos actos dos hipó­cri­tas que os pra­ti­cam não se com­pa­dece com mano­bras de ocul­ta­ção e laisse pas­ser, o que na prá­tica é o que a igreja tem feito desde sempre.

      Ou estão à espera de os ver denun­ci­a­dos pela agen­cia icle­sia? Denún­cia e cana com esses beatos!

    10. É evi­dente que devem ser denun­ci­a­dos, não é isso que está em causa. Fazer disso a prin­ci­pal bata­lha enquanto ateu é que me parece infrutífero.

    11. Não vejo nenhum pro­blema no Ateísmo Cor de Rosa, até por­que mui­tos ateus senão a grande mai­o­ria, são pes­soas comuns e que não enten­dem ou têm difi­cul­dade em enten­der os tex­tos bas­tante ela­bo­ra­dos para não dizer eru­di­tos de deter­mi­na­dos comen­ta­do­res ateís­tas, e se não os enten­dem a men­sa­gem não é efi­caz.
      A men­sa­gem deve che­gar a toda a gente, prin­ci­pal­mente aos cren­tes pas­si­vos e para isso é neces­sá­rio algum sen­sa­ci­o­na­lismo
      A notí­cia não é o cão que mor­deu o homem, mas o homem que mor­deu o cão.

    12. Eu acho inte­res­sante, confere-lhe uma diver­si­dade agra­dá­vel. E, de qual­quer forma, é isso mesmo que se espera de um blog com diver­sos auto­res: dife­ren­tes pers­pec­ti­vas (ainda que, espera-se, sobre a mesma base!).

      É sem­pre agra­dá­vel quando alguém se junta à equipa; desejo-te boa sorte no DA, mas acho que não vais pre­ci­sar dela, vendo a qua­li­dade do teu segundo post 😉

    13. Sim do DA O ÚNICO Q SE APROVEITA É MM O RICARDO ALVES,

      O CE devia ter um blogsó para axin­ca­lhar , debo­char e escar­ne­cer de fátima q é a única coisa q ainda lei dos seus posts

      E AGORA O MAIS IMPORTANTEMUITO OBRIGADO PELA LUCIDEZ ESCLARECIDA DO SEU ARTIGO

      PUS ESTE BLOG NOS FAVORITOS DO MEU PC

      DEUS o abençoe

    14. Caro David Cameira,

      Acre­dito nas sua melho­res inten­ções ao dese­jar que Deus me abençoe!

      Para a pró­xima, tente algo como “Feli­ci­da­des” ou “Tudo de bom”. 😉

      Obri­gado na mesma.

    15. Para mim q sou CRISTAO FUNDAMENTALISTA as melho­res “Felicidades” estão em acei­tar a pro­posta de CRISTO

      MAS O HELDER pode enten­der “Tudo de bom” que eu nao me zango

    16. Pois eu penso q um jor­nal ctó­lico q passe o tempo todo a dizer mal dos pro­tes­tan­tes ( ou vi-ce versa ) presta um mau ser­viço á sua religião

      Afi­nal o mesmo se passa com o ateimo

      O Ricardo Alves tem um tra­ba­lho meri­tó­rio , e muito útil, na Asso­ci­a­ção cívica R e L e mm no 2 esquerda repu­blica “agora o ir para ali so´a dizer mal dos outros … xica , vá ao psiquiatra !

      Mas é como ja dise aqui acima, a ‚aior nódoa que lá ” escre­vi­nha ” é o Sr CE ( Car­los Esperança )

      Mas enfim … qquem dá o q pode o que pode a mais não é obrigado,

      LOL

    17. O ateísmo é um pedaço apo­dre­cido do Cris­ti­a­nismo e temos que respeitá-lo. No entanto, quando utiliza-se des­ses expe­di­en­tes dema­gó­gi­cos, é nefasto. A esquerda sem­pre dá a mão a qual­quer mani­fes­ta­ção­zi­nha de trans­gres­são. No entanto, será a pri­meira a repri­mir tais trans­gres­sões qdo. che­gar ao poder. Como em Cuba, os via­dos( pane­lei­ros) serão os pri­mei­ros a rece­ber pau­la­das. E não serão pau­la­das cor-de-rosa. Saudçs.P.S.

    18. Caro Pedro,

      O ateísmo não tem nada de exclu­sivo em rela­ção ao cris­ti­a­nismo. Não hou­vesse cris­ti­a­nismo e con­ti­nu­a­riam a exis­tir ateus. Ateísmo é a ausên­cia de crença, posto de uma forma simples.

      Há ateus de esquerda, direita, cen­tro, cima e baixo. Você pensa que os ateus são de esquerda? Está redon­da­mente enga­nado, meu caro! Aposto que obteve essa infor­ma­ção um domingo de manhã durante a missa…

      Em rela­ção aos homos­se­xu­ais cuba­nos ape­nas tenho a dizer que em todos os regi­mes exis­tem mar­gi­na­li­za­dos. A dife­rença, quase sem­pre, paga-se cara. Infelizmente!

      Volte sem­pre.

    19. A repres­são da homos­se­xu­a­li­dade tem mais a ver com pre­con­ceito do que com ide­o­lo­gia, mas se fizer­mos uma aná­lise his­tó­rica vemos que a esquerda é muito mais tole­rante do que a direita, basta ver de quem são as ini­ci­a­ti­vas legis­la­ti­vas sobre o matri­mó­nio gay por essa europa fora.

      Tam­bém é natu­ral que os ateus este­jam mais asso­ci­a­dos à esquerda, por­que a igreja como uma ins­ti­tui­ção con­ser­va­dora sem­pre se opôs às tran­for­ma­ções soci­ais, como a revo­lu­ção fran­cesa, a revo­lu­ção russa, esteve ao lado de Franco na guerra civil espa­nhola, ao lado de Sala­zar em Por­tu­gal, ao lado de Pino­chet no Chile, etc., tendo sido ela pró­pria um veí­culo de injus­tiça na Idade Média com a Inquisição.

      Tam­bém não era de admi­rar que assim não fosse uma vez que a igreja era o pró­prio poder, man­dava mais do que os pró­prios reis.

      Na actu­a­li­dade con­ti­nua a ser uma força de blo­queio à evo­lu­ção social. Veja-se a sua opo­si­ção ao pre­ser­va­tivo, ao casa­mento dos padres, à orde­na­ção das mulhe­res, ao matri­mó­nio gay, à inter­rup­ção volun­tá­ria da gra­vi­dez, em suma é uma orga­ni­za­ção anacrónica.

    20. Con­cordo como Carlos…ha diver­si­dade tam­bem entre a popu­la­çom ateia, a mim nom me molesta o que vc cha­mam “ateismo rosa” e uma livre elei­çom mais, e mesmo serve para des­mi­ti­fi­car .…algum santinho.

    21. Uma res­posta a Car­los B que pensa que a Igreja Cató­lica é ana­cró­nica. Ana­cró­nica seria se na mesma tudo fosse per­mi­tido ao gosto do Sr. Car­los e de muita gente que pensa como ele.
      Aliás, eu con­vido os ateus que são bap­ti­za­dos a rene­ga­rem o seu bap­tismo. Enquanto não o fize­rem não são ateus; são pseu­do­a­teus ou medro­sos ateus.
      Se algum dos que não acei­tam nada de cren­ças, sobre­tudo para além da morte, tives­sem assis­tido ao tes­te­mu­nho de milha­res de almas per­di­das, depois da morte, e que eu tenho aju­dado dia­ri­a­mente a encontrarem-se com a Ver­dade de Sal­va­ção em Cristo,nunca mais diriam coi­sas como estas.Aliás, são pre­ci­sa­mente as almas de gente como os que escre­vem aqui defen­dendo isto e aquilo sobre a não crença, a não reli­gião, que andam per­di­das e sofrendo de maneira atroz. E sabei que eu não sou espí­rita. Sou cató­lico e res­pon­sá­vel na Igreja. Figu­ras gra­das da nossa soci­e­dade, fale­ci­das há deze­nas ou cen­te­nas de anos, ou há pou­cos anos, ou meses, têm pas­sado por mim, pedindo ajuda. E que maneira eles pre­ci­sam ajuda!
      Ide vós dizer a estas almas que não existe vida depois da morte, e não há Deus para jul­gar.
      Dou gra­ças a Deus por me ter esco­lhido para esta grande mis­são. Sim, gra­ças a Deus, por­que sem Deus nada disto seria pos­sí­vel. Sem Deus, ´sem a fé de mui­tos homens e mulhe­res já este mundo esta­ria num com­pleto caos e para lá cami­nha. Mas em breve, vós e mui­tos outros que pen­sam como vós, ireis ver coi­sas assom­bro­sas. Depois, fala­re­mos.
      Um abraço e tenham cora­gem de pro­cu­rar Deus. Viver sem Deus é a coisa mais fácil; negá-lo ainda é mais fácil para não ter­mos que assu­mir os nos­sos com­pro­mis­sos de fé e de sal­va­ção das nos­sas vidas ou das nos­sas almas.
      Egídio

    22. Egí­dio Santos,

      Você acha mesmo que algum ateu está pre­o­cu­pado se molhou a molei­ri­nha quando era bebé? No máximo, esses ateus esta­rão abor­re­ci­dos com os pais que não qui­se­ram espe­rar até o filho ser autó­nomo para deci­dir se que­ria ser bap­ti­zado ou não. Eu não sou bap­ti­zado mas, mesmo que o fosse, não seria menos ateu por causa disso.

      Quanto às almas que andam per­di­das e sofrem atroz­mente, deixe-me dizer-lhe 2 coi­sas: em pri­meiro lugar essas almas deviam com­prar um GPS e, em segundo lugar, seria a sua alma (caso tal coisa exis­tisse) que sofre­ria atroz­mente ao longo da vida por viver em medo cons­tante da repro­va­ção e cons­tante castigo.

    23. Sr. Egí­dio,

      Ora aqui está um tópico inte­res­sante… Mas fiquei com uma dúvida depois de ler o seu comen­tá­rio: é que se não é espi­rita, como é que comu­nica com almas? Ou elas con­sigo? E que tipo de ajuda pedem? Lá por onde elas andam, não há quem lhes dê uma mãozinha?

    24. Caro Hel­der,
      estou ple­na­mente de acordo con­sigo. Acho que o Dia­rio Ateista devia urgen­te­men­te­a­dop­tar as ideias que defende nest post.

    25. Caro Hél­der,

      Li o seu post e con­cordo no que diz res­peito à uti­li­za­ção do ateismo cor-de-rosa como a unica “arma”, ser incor­recta. Acho bem que se denun­cie sacer­do­tes pedó­fi­los, agres­so­res, etc… mas na minha opi­nião os tex­tos sobre o ateismo devem ser escri­tos de modo que pes­soas menos enten­di­das, sejam elas cren­tes ou ateus, pos­sam enten­der. Pois só a luz que­bra a escuridão.

    26. ((( Um abraço e tenham cora­gem de pro­cu­rar Deus. Viver sem Deus é a coisa mais fácil; negá-lo ainda é mais fácil para não ter­mos que assu­mir os nos­sos com­pro­mis­sos de fé e de sal­va­ção das nos­sas vidas ou das nos­sas almas.
      Egídio )))

      A idéia de que ateus são pes­soas imo­rais devas­sas liber­ti­nas con­ti­nua viva.….o sr Egi­dio acha que somos ateus por que que­re­mos uma vida sem res­pon­sa­bi­li­da­des! A idéia que o medo do ‘divino’ é neces­sa­ria como freio aos impul­sos que pode­riam geral mal a huma­ni­dade é lamentavel.…acredite SR Egi­gio, pode­mos viver den­tro das regras do bem social e ser­mos ateus!

    27. Pingback: A Religiosidade ‘Noir’ » Portal Ateu
    28. Parece-me que os ateus pres­tam um grande ser­viço a ver­da­deira fé pois ques­ti­o­nam seus prin­cí­pios for­çando aos que creem a bus­car maior com­pre­en­são do que seja real­mente Deus e sua coi­sas. Aca­bei de ler Chris­topher Hit­chens e ape­nas com­pro­vei o que quanto mais estudo penso, todas as reli­giões estão erra­das e cer­tas ao mesmo tempo. Como se os ver­sos satâ­ni­cos exis­tis­sem em todas as escri­tu­ras, afi­nal Sata­nás foi cri­ado pro­po­si­tal­mente. Vide Isaias. Pode­mos crer mas não pode­mos crer cega­mente, as incon­gruên­cias exis­tem e deve­mos bus­car uma equa­ção que as expli­quem. Porém achei inte­res­sante saber que Hit­chens fuma e bebe des­bra­ga­da­mente, tal­vez seja a deses­pe­rança por não ter Deus, hehehe. Segundo ele muita ener­gia é des­per­di­çada ten­tando jus­ti­fi­car a fé. Porém tam­bém vejo ener­gia jogada fora ten­tando jus­ti­fi­car a ine­xis­tên­cia de Deus. Se levar tudo isto a sério diria que os agnós­ti­cos é que estão cer­tos pois não des­per­di­çam tempo nem crendo nem não crendo. Não esque­çam que Jesus cri­ti­cou cons­tan­te­mente a falsa reli­gi­o­si­dade, se dizer cris­tão e matar (inte­lec­tu­al­mente) ateus por exem­plo. Por fim o ateismo cor de rosa presta um ser­viço a reli­gião que pode se puri­fi­car como seus ata­ques. Se não é este o obje­tivo cer­ta­mente ele deve ser evitado.

    29. SENHORES , ESTAMOS A NOS APROXIMAR DO SOL, ISTO MAIS O EFEITO ESTUFA , MAIS A POLUIÇÃO QUE NÃO VAI ACABAR TÃO CEDO NOS CONDUZ AO CAOS EM TRINTA ANOS COM TEMPERATURAS ACIMA DE 50 GRAUS E AI O QUE VOÇE VAI FAZER !
      PROVAVELMENTE A MAIORIA VAI FICAR ESTATICO OBSERVANDO E APENAS ISTO!

      ATEU– aquele que guia sua vida pelo uso da razão!

    30. O ateísmo bem pode­ria ser regrado pelo “toma lá dá cá”, ou ” os cães ladram e a cara­vana passa”, mas como bem disse o Hel­der, acu­sar os erros dos outros só serve para nos espelharmos…

      Mas quando hou­ver abu­sos arbi­trá­rios no seio das comu­ni­da­des, é bom que hajam VOZES equi­li­bra­das como as dos Ateís­tas e Agnós­ti­cos para se por “ordem na casa”.

    31. Pingback: Porque apoio a posição de Ricardo Pinho | Helder Sanches
    32. Pingback: Helder Sanches | O grande mapa das religiões

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *