Na chamada imprensa escrita proliferam as publicações dedicadas à escandaleira, à fofoca e à má-língua. De uma forma geral, essas publicações são isentas de conteúdo interessante e sobrevivem graças à misteriosa curiosidade da populaça pelas vidas (des)interessantes das figuras mais ou menos públicas.
Quem estiver realmente interessado em aprender algo sobre determinada matéria ou em ler um ensaio sobre qualquer tema do seu interesse basta olhar para as capas das referidas publicações para saber quais são aquelas a evitar.
Lamentavelmente, muito do que é escrito em sites e blogues cujo tema central é o ateísmo utiliza exactamente as mesmas técnicas da imprensa cor-de-rosa: escandaleira, fofoca e má-língua! E isto — pasme-se — é verdade tanto a nível nacional como a nível internacional. Os padres pedófilos, os bispos gays, etc…
Considero que a mensagem do ateísmo, a divulgação de um pensamento humanista, racional e naturalista, para ser eficiente, não deve seguir o caminho fácil de expor constantemente as contradições das religiões ou a hipocrisia dos seus representantes ao ridículo. Se bem que todas essas contradições e hipocrisias sejam reais, utilizá-las como principal argumento parece-me inconsequente e resultam num esforço inglório.
Entendo o ateísmo como uma ausência total de fé ou crença em qualquer tipo de poderes sobrenaturais; não o encaro como uma necessidade de explorar as contradições ou hipocrisias de qualquer tipo de organização baseada na fé ou na crença de qualquer tipo de poderes sobrenaturais. A meu ver, qualquer religião organizada tem sempre a sua estrutura baseada nalgum tipo de fé ou crença. Desmistificar essas bases será muito mais eficiente do que a exposição ao ridículo de partes da estrutura que ecoará sempre como um slogan propagandista aos ouvidos de qualquer crente que se digne.
Essa desmistificação só poderá ser conseguida através do estímulo ao raciocínio, da divulgação da ciência e da promoção de uma visão naturalista do mundo. Tudo o resto é infrutífero e poderá ter, precisamente, o resultado contrário ao desejado.
Caríssimo, pessoalmente até acho que a t-shirt te ficava bem…LOL
Grande abraço!
Desculpa lá, ó tripas, mas esta semana só uso t-shirts do Atlético de Alcântara. 😉
Um abraço para ti tb.
Bom ponto de vista Helder
Caro Luís,
Fiquei sem perceber se te referias ao post ou à t-shirt do Atlético. 😉
“Ó tripas”?? Sim senhor, grandes evoluções ao nível dos “bright minded” se têm verificado! É essa a atitude! Infelizmente, como ligo tanto a futebol como à religião, parece que falhaste o alvo… Mas pronto, a idade não perdoa, nem a nível da visão, nem da mentalidade clubística que vigora neste país! Ts ts, pensava que o Sr. Lélé ainda conseguia ser mais original…
Bem hajas!
Helder, sem duvida que falava do post 😉
Até há uns tempos atrás eu era um leitor relativamente assiduo do diário ateísta, mas ultimamente (coisa de 2 ou 3 meses), comecei a sentir-me enjoado com alguns dos posts que por lá apareciam, mas sem perceber muito bem porque. Agora finalmente acho que percebi. Devo ser alergico a literatura cor-de-rosa.
Obrigado pelo diagnóstico helder 😉
Caro MD,
Esse é também o meu sentimento. Como sou um optimista espero que seja apenas uma fase passageira de menor inspiração dos que contribuem para o DA.
Um abraço.
Caro Helder:
Vi cá parar através do Ludwig (Que Treta!)e vou voltar sempre. Excelente post. Sou católico, embora bastante desalinhado, também eu frequento há muito tempo o DA e partilho bastante a desilusão do MD. Continuo a lá ir porque alguma da informação da Palmira me é útil e gosto do Ricardo Alves.
Caro Lino,
Obrigado pela visita, és sempre bem vindo. Espero não vir a desiludir. 😉
Um abraço.
Pois a mim parece-me que estes casos (padres pedófilos e afins), devem e merecem ser denunciados com todo o vigor e é salutar a sua divulgação no DA.
A gravidade dos actos dos hipócritas que os praticam não se compadece com manobras de ocultação e laisse passer, o que na prática é o que a igreja tem feito desde sempre.
Ou estão à espera de os ver denunciados pela agencia iclesia? Denúncia e cana com esses beatos!
É evidente que devem ser denunciados, não é isso que está em causa. Fazer disso a principal batalha enquanto ateu é que me parece infrutífero.
Não vejo nenhum problema no Ateísmo Cor de Rosa, até porque muitos ateus senão a grande maioria, são pessoas comuns e que não entendem ou têm dificuldade em entender os textos bastante elaborados para não dizer eruditos de determinados comentadores ateístas, e se não os entendem a mensagem não é eficaz.
A mensagem deve chegar a toda a gente, principalmente aos crentes passivos e para isso é necessário algum sensacionalismo
A notícia não é o cão que mordeu o homem, mas o homem que mordeu o cão.
Eu acho interessante, confere-lhe uma diversidade agradável. E, de qualquer forma, é isso mesmo que se espera de um blog com diversos autores: diferentes perspectivas (ainda que, espera-se, sobre a mesma base!).
É sempre agradável quando alguém se junta à equipa; desejo-te boa sorte no DA, mas acho que não vais precisar dela, vendo a qualidade do teu segundo post 😉
Sim do DA O ÚNICO Q SE APROVEITA É MM O RICARDO ALVES,
O CE devia ter um blogsó para axincalhar , debochar e escarnecer de fátima q é a única coisa q ainda lei dos seus posts
E AGORA O MAIS IMPORTANTE …MUITO OBRIGADO PELA LUCIDEZ ESCLARECIDA DO SEU ARTIGO
JÁ PUS ESTE BLOG NOS FAVORITOS DO MEU PC
DEUS o abençoe
Caro David Cameira,
Acredito nas sua melhores intenções ao desejar que Deus me abençoe!
Para a próxima, tente algo como “Felicidades” ou “Tudo de bom”. 😉
Obrigado na mesma.
Para mim q sou CRISTAO FUNDAMENTALISTA as melhores “Felicidades†estão em aceitar a proposta de CRISTO
MAS O HELDER pode entender “Tudo de bom†que eu nao me zango
Pois eu penso q um jornal ctólico q passe o tempo todo a dizer mal dos protestantes ( ou vi-ce versa ) presta um mau serviço á sua religião
Afinal o mesmo se passa com o ateimo
O Ricardo Alves tem um trabalho meritório , e muito útil, na Associação cívica R e L e mm no 2 esquerda republica “agora o ir para ali so´a dizer mal dos outros … xica , vá ao psiquiatra !
Mas é como ja dise aqui acima, a ‚aior nódoa que lá ” escrevinha ” é o Sr CE ( Carlos Esperança )
Mas enfim … qquem dá o q pode o que pode a mais não é obrigado,
LOL
O ateísmo é um pedaço apodrecido do Cristianismo e temos que respeitá-lo. No entanto, quando utiliza-se desses expedientes demagógicos, é nefasto. A esquerda sempre dá a mão a qualquer manifestaçãozinha de transgressão. No entanto, será a primeira a reprimir tais transgressões qdo. chegar ao poder. Como em Cuba, os viados( paneleiros) serão os primeiros a receber pauladas. E não serão pauladas cor-de-rosa. Saudçs.P.S.
Caro Pedro,
O ateísmo não tem nada de exclusivo em relação ao cristianismo. Não houvesse cristianismo e continuariam a existir ateus. Ateísmo é a ausência de crença, posto de uma forma simples.
Há ateus de esquerda, direita, centro, cima e baixo. Você pensa que os ateus são de esquerda? Está redondamente enganado, meu caro! Aposto que obteve essa informação um domingo de manhã durante a missa…
Em relação aos homossexuais cubanos apenas tenho a dizer que em todos os regimes existem marginalizados. A diferença, quase sempre, paga-se cara. Infelizmente!
Volte sempre.
A repressão da homossexualidade tem mais a ver com preconceito do que com ideologia, mas se fizermos uma análise histórica vemos que a esquerda é muito mais tolerante do que a direita, basta ver de quem são as iniciativas legislativas sobre o matrimónio gay por essa europa fora.
Também é natural que os ateus estejam mais associados à esquerda, porque a igreja como uma instituição conservadora sempre se opôs às tranformações sociais, como a revolução francesa, a revolução russa, esteve ao lado de Franco na guerra civil espanhola, ao lado de Salazar em Portugal, ao lado de Pinochet no Chile, etc., tendo sido ela própria um veículo de injustiça na Idade Média com a Inquisição.
Também não era de admirar que assim não fosse uma vez que a igreja era o próprio poder, mandava mais do que os próprios reis.
Na actualidade continua a ser uma força de bloqueio à evolução social. Veja-se a sua oposição ao preservativo, ao casamento dos padres, à ordenação das mulheres, ao matrimónio gay, à interrupção voluntária da gravidez, em suma é uma organização anacrónica.
Concordo como Carlos…ha diversidade tambem entre a populaçom ateia, a mim nom me molesta o que vc chamam “ateismo rosa” e uma livre eleiçom mais, e mesmo serve para desmitificar .…algum santinho.
Uma resposta a Carlos B que pensa que a Igreja Católica é anacrónica. Anacrónica seria se na mesma tudo fosse permitido ao gosto do Sr. Carlos e de muita gente que pensa como ele.
Aliás, eu convido os ateus que são baptizados a renegarem o seu baptismo. Enquanto não o fizerem não são ateus; são pseudoateus ou medrosos ateus.
Se algum dos que não aceitam nada de crenças, sobretudo para além da morte, tivessem assistido ao testemunho de milhares de almas perdidas, depois da morte, e que eu tenho ajudado diariamente a encontrarem-se com a Verdade de Salvação em Cristo,nunca mais diriam coisas como estas.Aliás, são precisamente as almas de gente como os que escrevem aqui defendendo isto e aquilo sobre a não crença, a não religião, que andam perdidas e sofrendo de maneira atroz. E sabei que eu não sou espírita. Sou católico e responsável na Igreja. Figuras gradas da nossa sociedade, falecidas há dezenas ou centenas de anos, ou há poucos anos, ou meses, têm passado por mim, pedindo ajuda. E que maneira eles precisam ajuda!
Ide vós dizer a estas almas que não existe vida depois da morte, e não há Deus para julgar.
Dou graças a Deus por me ter escolhido para esta grande missão. Sim, graças a Deus, porque sem Deus nada disto seria possível. Sem Deus, ´sem a fé de muitos homens e mulheres já este mundo estaria num completo caos e para lá caminha. Mas em breve, vós e muitos outros que pensam como vós, ireis ver coisas assombrosas. Depois, falaremos.
Um abraço e tenham coragem de procurar Deus. Viver sem Deus é a coisa mais fácil; negá-lo ainda é mais fácil para não termos que assumir os nossos compromissos de fé e de salvação das nossas vidas ou das nossas almas.
Egídio
Egídio Santos,
Você acha mesmo que algum ateu está preocupado se molhou a moleirinha quando era bebé? No máximo, esses ateus estarão aborrecidos com os pais que não quiseram esperar até o filho ser autónomo para decidir se queria ser baptizado ou não. Eu não sou baptizado mas, mesmo que o fosse, não seria menos ateu por causa disso.
Quanto às almas que andam perdidas e sofrem atrozmente, deixe-me dizer-lhe 2 coisas: em primeiro lugar essas almas deviam comprar um GPS e, em segundo lugar, seria a sua alma (caso tal coisa existisse) que sofreria atrozmente ao longo da vida por viver em medo constante da reprovação e constante castigo.
Sr. Egídio,
Ora aqui está um tópico interessante… Mas fiquei com uma dúvida depois de ler o seu comentário: é que se não é espirita, como é que comunica com almas? Ou elas consigo? E que tipo de ajuda pedem? Lá por onde elas andam, não há quem lhes dê uma mãozinha?
Caro Helder,
estou plenamente de acordo consigo. Acho que o Diario Ateista devia urgentementeadoptar as ideias que defende nest post.
Caro Hélder,
Li o seu post e concordo no que diz respeito à utilização do ateismo cor-de-rosa como a unica “arma”, ser incorrecta. Acho bem que se denuncie sacerdotes pedófilos, agressores, etc… mas na minha opinião os textos sobre o ateismo devem ser escritos de modo que pessoas menos entendidas, sejam elas crentes ou ateus, possam entender. Pois só a luz quebra a escuridão.
((( Um abraço e tenham coragem de procurar Deus. Viver sem Deus é a coisa mais fácil; negá-lo ainda é mais fácil para não termos que assumir os nossos compromissos de fé e de salvação das nossas vidas ou das nossas almas.
Egídio )))
A idéia de que ateus são pessoas imorais devassas libertinas continua viva.….o sr Egidio acha que somos ateus por que queremos uma vida sem responsabilidades! A idéia que o medo do ‘divino’ é necessaria como freio aos impulsos que poderiam geral mal a humanidade é lamentavel.…acredite SR Egigio, podemos viver dentro das regras do bem social e sermos ateus!
Parece-me que os ateus prestam um grande serviço a verdadeira fé pois questionam seus princípios forçando aos que creem a buscar maior compreensão do que seja realmente Deus e sua coisas. Acabei de ler Christopher Hitchens e apenas comprovei o que quanto mais estudo penso, todas as religiões estão erradas e certas ao mesmo tempo. Como se os versos satânicos existissem em todas as escrituras, afinal Satanás foi criado propositalmente. Vide Isaias. Podemos crer mas não podemos crer cegamente, as incongruências existem e devemos buscar uma equação que as expliquem. Porém achei interessante saber que Hitchens fuma e bebe desbragadamente, talvez seja a desesperança por não ter Deus, hehehe. Segundo ele muita energia é desperdiçada tentando justificar a fé. Porém também vejo energia jogada fora tentando justificar a inexistência de Deus. Se levar tudo isto a sério diria que os agnósticos é que estão certos pois não desperdiçam tempo nem crendo nem não crendo. Não esqueçam que Jesus criticou constantemente a falsa religiosidade, se dizer cristão e matar (intelectualmente) ateus por exemplo. Por fim o ateismo cor de rosa presta um serviço a religião que pode se purificar como seus ataques. Se não é este o objetivo certamente ele deve ser evitado.
SENHORES , ESTAMOS A NOS APROXIMAR DO SOL, ISTO MAIS O EFEITO ESTUFA , MAIS A POLUIÇÃO QUE NÃO VAI ACABAR TÃO CEDO NOS CONDUZ AO CAOS EM TRINTA ANOS COM TEMPERATURAS ACIMA DE 50 GRAUS E AI O QUE VOÇE VAI FAZER !
PROVAVELMENTE A MAIORIA VAI FICAR ESTATICO OBSERVANDO E APENAS ISTO!
ATEU– aquele que guia sua vida pelo uso da razão!
O ateísmo bem poderia ser regrado pelo “toma lá dá cá”, ou ” os cães ladram e a caravana passa”, mas como bem disse o Helder, acusar os erros dos outros só serve para nos espelharmos…
Mas quando houver abusos arbitrários no seio das comunidades, é bom que hajam VOZES equilibradas como as dos Ateístas e Agnósticos para se por “ordem na casa”.