Água no estado liquido em Marte

Ciência | 7 Dezembro, 2006

A NASA revelou que é possível que exista água no estado liquido na superfície de Marte. De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, a comparação de algumas fotos da superfície de Marte tiradas recentemente pela sonda Mars Global Surveyor quando comparadas com fotos da mesma região datadas de 1999 e 2001, revelam algumas alterações no relevo marciano em tudo semelhantes às alterações provocadas por cursos rápidos de água.

Que Marte possui água em estado sólido nos pólos e em estado gasoso na atmosfera já não é novidade. O objectivo das mais recentes missões a Marte tem sido descobrir água em estado liquido. Esta descoberta pode significar que existem lençóis de água em estado liquido no subsolo de Marte e que são projectados para a superfície por algum fenómeno semelhante aos geisers na Terra. A água, então, seguiria por força da gravidade um determinado curso antes de congelar devido às baixas temperaturas ou de se evaporar devido à baixa pressão atmosférica.

Embora a excitação seja evidente entre os cientistas que acompanham os estudos, é ainda muito cedo para chegar a conclusões absolutas. Afinal, conforme apontam alguns dos cientistas ligados ao projecto, as marcas que um aluimento de terra e poeiras deixariam no terreno seriam bastante semelhantes. No entanto, a coloração deixada nos novos trilhos parece apontar com maior evidência para a possibilidade de se tratar mesmo de água.

2 Comentários »

  1. eu amo-te

    Comentário por josé batista — 6 Fevereiro 2008 @ 15:47

  2. Fónix!!!

    Comentário por Helder Sanches — 6 Fevereiro 2008 @ 17:21

Alimentação RSS para comentários a este artigo. TrackBack URI

Publicar um comentário

Criado com WordPress | Theme by Roy Tanck