Há momentos de génio… Há muito que desejava incluir este genial cartoon aqui no blog. Finalmente, encontrei-o!
António, caricaturista português, caracterizou, assim, a interdição papal do uso do preservativo. Transcrevo texto do CITI — Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas:
«O desenho aporcalhado.» Silva Resende in O Dia.
No dia 5 de Dezembro de 1992 na “Revista” do Expresso surge a controversa ilustração de António da habitual crónica de João Carreira Bom: o Preservativo Papal. Esta foi a polémica mais quente em que António se viu envolvido. Com este cartoon António procura criticar a interdição papal do preservativo, apesar da deflagração da SIDA. A reacção não foi imediata, mas três meses mais tarde a controvérsia explode quando um grupo católico organiza um abaixo-assinado de 20 mil assinaturas. Este movimento solicita à Assembleia da República a discussão da «execrável caricatura», «que ofende gratuitamente e grosseiramente» e move uma queixa à Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS). A caricatura de António correu mundo e deu origem aos mais variados artigos de solidariedade e de condenação. Na imprensa nacional, as opiniões flutuaram entre a defesa do direito à livre expressão e criação (defendido por personalidades como Baptista Bastos, Cid, José Augusto França, Herman José, Maria do Céu Guerra, Mário Viegas, Raul Solnado e outros) e a condenação da “mão maligna” de António.
A Polónia não se mostrou indiferente à caricatura lusitana: «António publicou no semanário Expresso uma caricatura repugnante. Desenhou o nosso compatriota mais ilustre com um preservativo no nariz.» in NIE.
Contudo, a AACS concluiu que «a caricatura não ultrapassou os limites postos pela lei vigente à liberdade de imprensa
Esta é uma caricatura k deu mto pano para mangas. Finalmente alguem destabilizou e indignou as estruturas ditas católicas. Mas temos de admitir k relamente, nesta era, esquecendo a fase da Inquisição, das Cruzadas e afins, a Igreja Católica censura de maneira pacifica este tipo de atitude.…
Recordas te do k os Islamicos fizeram aquando das caricaturas de Maome
Fica bem
Obrigado pela tua visita e comentário lá no meu blog. estive a ver o teu perfil (quem sou) pá… tirando as coisas que começam pela letra S pareces-me ser uma gajo à maneira. Um grande “passou bem”.http://absexy.blogspot.com
Binoc,
Porque será que eu acho que não te estás a referir ao SG Ventil? Enfim, não interessa.
Não te esqueças que a letra S prenuncia-se “ass”!
Uma abraço.
Guida, claro que me recordo! Até as podes ver todos aqui: http://heldersanches.com/2006/02/19/antes-que-seja-tarde/