“Se este livro funcionar como eu pretendo, qualquer religioso que o leia será ateu quando terminar a sua leitura.”

Richard Dawkins é um dos meus autores favoritos desde que li “O Gene Egoísta” (The Selfish Gene, no original).

Um evolucionista convicto, Dawkins editou recentemente “The God Delusion”, obra em que expõe os seus argumentos anti-religiosos, considerando a religião um perigo para a sociedade actual. Dawkins vai mesmo mais longe e considera que quem acredita no criador sobrenatural, para além de ser estúpido e ignorante, representa um perigo para si próprio e para os outros.

Embora se mostre satisfeito com o facto de a teoria da evolução de Darwin tenha ao longo dos últimos 150 anos contribuído para “enterrar” a ideia de Deus, não deixa de salientar que a crença em livros como a Bíblia tem que deixar de ser tratada em pé de igualdade com o conhecimento cientifico.

Dawkins também se refere à recente moda do “politicamente correcto”, em que parece ser indelicado questionar a religiosidade de cada um. È como se um muro politico existisse entre a ciência e a religião em que a primeira estivesse, por uma questão de princípios apenas, impossibilitada de questionar a segunda!

Vou voltar, certamente, a abordar este livro. Existem muitos outros aspectos que merecem ser referidos e aprofundados. De qualquer forma, fica aqui a sugestão.

Comentários

2 Respostas a ““The God Delusion”, de Richard Dawkins”

  1. luis miguel simaõ em 7 Novembro, 2006 17:50

    Um bom livro sem sombra de duvida eu o recomendo igualmente ; acaba de vez com certo tipo de preconceitos e tabus que existem em muitas cabeçinhas ; que tem medos e receios bacoucos e infundados , sabe -se lá o porqué?
    Tais quais nativos , com medo de afrontar , questionar os porqués de tudo e de todos.
    Deixemos os politicamente correctos falarem sozinhos , e partamos de uma vez para o debate e a discussão destas questões sem medos de afrontar o que quer que seja.
    Questionar e contestar se for caso disso . tem de ser a nova palavra de ordem .
    Alargar de vez os horizontes , é isto que faz grande a essençia humana e a razão de tudo.

    Um abraço Grande hélder
    Como sempre actual em todas as frentes ( sem medos )

  2. Helder em 7 Novembro, 2006 19:58

    Grande Luigi,

    Sempre en frent pela estrada de alcatran!

    Fica bem e um abraço para ti também.

Deixe uma resposta