Pressupostos
Sobre o Blog 26 Outubro, 2006Face à mudança de estratégia ou, melhor dizendo, ao início de uma estratégia para este blog, convém talvez explicar algumas directrizes pelas quais o conteúdo do mesmo se irá pautar. Estes serão os pressupostos e quem não concordar com eles pode, desde já, passar a visitar, em opção, os sites listados no final deste texto.
Deus não existe
É tão claro para mim como a mais pura das águas! Não esperem encontrar aqui refutações lógicas, científicas ou filosóficas à existência de Deus. Seria uma perca de tempo… Cabe a quem acreditar no contrário prestar provas da sua existência. Afinal, é assim que se processa todo o raciocínio em todas as outras matérias. Se alguém quiser provar a existência de algo cabe apenas a esse alguém o ónus da prova. Nada existe apenas porque alguém acredita nem a prova de existência seja do que for se baseia em contagens democráticas.A Religião empecilha o desenvolvimento
Os falsos conceitos de moralidade e princípios impostos pelas diversas religiões são um empecilho para o desenvolvimento das sociedades. Os diversos dogmas apenas servem para atrasar o desenvolvimento e progresso da ciência em particular e da condição humana em geral.As Religiões são maléficas
Nas sociedades actuais a utilidade das religiões é maléfica. A divisão entre povos, guerras e ódios são, hoje em dia como no passado, estimulados pelas diferenças religiosas. Se nuns caso a religião se apresenta como a razão de ser de todas as coisas, noutros é utilizada pelos governantes como pretexto para decisões de índole politica e económica.Todos somos Ateus
A definição de Ateu diz que “é todo aquele que não acredita na existência de qualquer deus ou deuses”. No entanto, todos os crentes são ateus em relação ao(s) deus(es) das outras religiões! No caso de você ser crente e professar uma religião – católica, muçulmana, hindu, etc – só precisa de juntar mais uma divindade à lista das que não acredita para ficar exactamente na mesma posição que eu!
E, conforme prometido, se acha que este blog é demasiado chocante para as suas sensibilidades religiosas, sugiro que passe a visitar os seguintes sites:
Vaticano
Santuário de Fátima
Islam World
BuddhaNet
The Hindu Universe
26 Outubro, 2006 às 18:17
Força!
E bons posts!
.
27 Outubro, 2006 às 10:45
Sem duvida uma opinião coerente, baseada em pressupostos sustentáveis, ao contrário daqueles que defendem fanáticamene qualquer religião. Não poderia estar mais de acordo contigo, porque depois de tudo o que vivi (experiências de terreno), de facto as religiões, usadas como instrumento de poder, ou justificativo de acções têm um poder muito superior a qualquer bomba!!
Fica bem!!
27 Outubro, 2006 às 19:01
Obrigado a ambos pelos comentários.
Guida, qualquer noite de karaoke deveria ser suficiente para todo o mundo saber que não existe nenhum deus!
14 Fevereiro, 2007 às 12:50
NÃO TEN QQ NOÇÃO DA REALIDADE!!!
VÊ SE PENSAS COM A CABEÇA ANTES DE DIZERES AS BACURADAS DESTA MERDA DE BLOG!!!!!!!
14 Fevereiro, 2007 às 13:14
Adoro estes comentários cheios de substrato…
Pachorra!
26 Fevereiro, 2007 às 14:13
Olá Helder!
Postei um longo texto sobre minha descrença dividido em 5 partes e gostaria que o comentasse!
I - Deuses
II - Deus Bíblico
III - Sobrenatural
IV - Moral e Cristianismo
V - Religiões
Gostaria de saber sua preciosíssima opinião!
Casualmente, como você fez, no final de meu post eu escrevo “Enquanto não inventarem um “Index Blogorum Prohibitorum”, continuaremos a atirar pedras contra nossos monstruosos moínhos de vento. Aos católicos incomodados que desejem reforçar suas crenças eu recomendo o Catecismo Online.”
Abraços
27 Fevereiro, 2007 às 4:35
Catellius,
É um texto longo que requererá uma atenção especial. Prometo comentar o seu texto na minha próxima folga.
Um abraço.
27 Fevereiro, 2007 às 14:33
Obrigado!
Tenho apreciado imenso teus textos no DA. Mas não desgosto do estilo de CE. Faz-me rir, e um pouco de iconoclastia e deboche é fundamental. E, cá entre nós, ele sempre tem um pouco de razão.
Abraços
1 Abril, 2007 às 15:29
Parabens….para mim….ja nom vou brigar mas com as beatas que me arrodeiam, mándo-as para este blog direitamente…..
a que comam 3 ou 4 quilos de maças….
1 Abril, 2007 às 15:51
Eva,
Avise-me quando as mandar para cá. Tentarei ter a cesta abastecida de maçãs.
13 Abril, 2007 às 5:07
[...] Se deus não existe - esse é um dos pressupostos deste blog - não posso dar cobertura a um nome dado por outros a algo que não existe; [...]
19 Abril, 2007 às 22:06
Parabéns pelo blog,eu sou brasileiro e fico feliz de ver ótimos blogs ateítas em Portugal.
20 Abril, 2007 às 7:11
Obrigado, Godoi. Volte sempre.
21 Maio, 2007 às 1:20
O ateismo, é apenas mais uma maneira de Lucifer encontrou para fazer as pessoas virarem as costas a Deus,
Quase que aposta que adoras futebol, se calhar até vês novelas, aos fins de seman vais á discoteca, o que é que tiras dai?
O fut só tem trazido desgraça, quando há um jogo, o pais têm entre 12 a 24 pessoas apenas, o resto são aqueles que tiram da boca dos filhos para prazer pessoal,.
As novelas têm apenas intriga, e ensinam as crianças de hoje, e os civilizados de ontem a perderem a base da sua educação.
E a discoteca o que é que te dá? uma ressaca no dia seguinte, uma bebedeira no próprio dia, e muito baruho á mistura? qual é a parte civilizada e educativa que tiras dai?
Pelo menos que Tem Jesus Cristo no seu coração, têm algo pelo qual viver neste mundo e esperar para a vida depois de morrer, e vive segundo principios pelos quais este mundo foi fundado, e já não utiliza, tendo uma vida de paz . E tentando fazer com que os outros se apercebam do que perdem, não com guerras, mas com um simples sorriso nos seus lábios…
17 Junho, 2007 às 10:28
…Helder,faz-me confusão este teu blog! Ele serve para quê?Quem é que quer saber se tu és ateu?porque não dizes a verdade..(..) que és um frustrado gay e que enganas toda a gente.Estas paginas só servem para o engate.Vives sozinho porque ninguem se dá contigo,és igoista,sadico e satanico.Não passas de um “infestado”Para quem não acredita em Deus e acredita em satanaz..já disseste tudo.Arranja um trabalhinho decente nas obras e deixa-te de paneleirices…escreves bem,mas só dizes merda.Não gostas de Deus…não comas!Se me cruzar contigo na rua deixo-te estendido…não passas de um reles paneleiro…
17 Junho, 2007 às 13:42
…Pois Helder Sanches…será que tu não pensas?Porque passas tu estas msgs?O que te leva a dizer e a ofender a Deus? Que mal te fez Ele? E que mal te fez a religião catolica?Já li e reli a merda que escreves-te e não encontrei substrato.É te dificil pensar…? Não há duvida que não passas de um infestado…ou satanico.Não sou crente,mas não posso afirmar, com certeza absoluta, de que Deus não existe.Tu podes?Não me parece…!Por via das duvidas é melhor jogar pelo seguro e guardar a minha desconfiança…Se não ouver nada do lado de lá… ganhas tu.Mas se ouver…vais pagar muito caro cada palavra,tu e toda a tua descendencia…não queria estar no teu lugar.
17 Junho, 2007 às 14:32
Caro Nasser,
Você é um merdoso… deculpe, medroso que, muito ao estilo do filósofo francês Blaise Pascal deve ter pesadelos nocturnos com a realidade e prefere fugir dela, atrás sabe-se lá de que realidade alternativa que lhe venderam quando era jovem.
Eu não queria estar no seu lugar, meu caro. Se realmente você for coerente deve de utilizar os argumentos de Pascal em todos os aspectos da sua vida.
- Você deve viver constantemente de escafandro com bilha de oxigénio porque não tem a certeza se vai existir um dilúvio nos próximos 10 minutos;
- Você está sempre a correr porque não tem a certeza se vai ou não cair um meteorito no local exacto onde se encontra;
- Você está sempre aos saltinhos patéticos porque não tem a certeza se na próxima fracção de segundo a temperatura do chão que pisa passará para dez mil graus celsius.
Conclusão: você é um cagado. Quando não tem a certeza das coisas prefere temê-las que pensar sobre elas. Isso faz de si, também, um ignorante.
Abraços ateus.
P.S. - Que sorte! O monitor não explodiu na sua frente!
17 Junho, 2007 às 14:39
Só para acrescentar que estes Jamial e Nasser são, como o estilo denúncia (e o IP também), a mesmíssima pessoa. Se alguém conhecer algum psicólogo que trate de casos de personalidade múltipla não hesitem em lhe recomendar.
17 Junho, 2007 às 14:56
lindo…. “frustrado gay, infestado, igoista,sadico e satanico, deixo-te estendido…reles paneleiro”
É a tolerância religiosa, em todo o seu esplendor….
17 Junho, 2007 às 16:21
Eu e o Jamial,usamos o mesmo pc,porque estamos no caféNet..E vou mais longe para te dizer que não passas de um filho da p… e de uma bicha,que passa as noites no MisterGay.Alem de sadico e satanico es um nojento.Falas assim porque és pago pelos maçons.Deixa a religião em paz e vai levar no cu…que isso passa.O teu problema é falta de dildo.Se tens que falar mal…fala mal do governo.Tens pano para mangas…corrupção,trafico de influencias etc.E vê se tomas juizo e tem cuidado contigo…pode ser que ao saires de onde estás,tenhas um acidente…né!
Abraços? Foda-se,a paneleiros não!
17 Junho, 2007 às 16:34
Estive tentado a apagar o comentário anterior. Mas, acho que serve mais os meus interesses se ele ficar no ar. Mesmo correndo o risco de admitir este tipo de linguagem, é sempre importante ter por aqui um belo exemplar do tipo de gente que é mais facilmente criticável nestas páginas.
Se alguém souber o que este gajo fuma, informem o Xiquinho. Ele depois diz-me.
19 Junho, 2007 às 22:40
Christus, pater meus sanctus, Deus meus pius, rex meus magnus, pastor meus bonus, magister meus unus, adjutor meus optimus, dilectus meus pulcherrimus, panis meus vivus, sacerdos meus in aeternum, duz meus ad patriam, lux mea vera, dulcedo mesma sancta, via mea recta, sapientia mea praeclara, simplicitas mea pura, concordia mea pacifica, custodia mea tota, portio mea bona,m salus mea sempiterna.
19 Junho, 2007 às 23:44
Faltou o “ámen” no final!
22 Junho, 2007 às 20:49
Mais vale acreditar numa mentira, do que não acreditar numa Verdade. Pois Deus, por termos acreditado na mentira, há-de recompensar-nos pela nossa Fé, mas, por não termos acreditado na Verdade, há-de pedir-nos contas da nossa incredulidade
22 Junho, 2007 às 21:12
Bem, espero que aceite Multibanco…
30 Junho, 2007 às 1:12
Eu sou cristão, isto é, eu creio na divindade de Jesus Cristo, como Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscovich, Gerdil; como todos os grandes astrónomos, os grandes matemáticos do século passado. Sou um católico sincero, como foram Corneille, Racine, La Bruyère, Bossuet, Bourdalue e Fènelon - como um grande número de homens eminentes do nosso tempo, entre os quais astros de primeira grandeza das ciências exactas, da filosofia, da literatura, e que são as maiores glórias das as nossas academias. Compartilho a fé profunda de Ruffini, Hauy, Laenec, Ampère, Freycinet e tantos outros destacados eruditos que a professaram com palavras, actos e escritos. E se não cito os vivos para respeitar-lhes a modéstia, posso dizer todavia que achei toda a nobreza da fé cristã na alegria dos meus amigos, o criador da cristalografia, o descobridor da quinina, o inventor do estetoscópio, o navegador da corveta Urânia e os imortais pesquisadores da eletricidade, Freycinet e Ampère.
(Couchy, grande matemático francês do século XIX, que se ergueu contra a expulsão dos Jesuítas da França)
2 Julho, 2007 às 21:17
Diante da morte, este momento singular e decisivo, o homem torna-se mais sério e mais honesto; parece que nesta hora a realidade supera o orgulho alimentado durante a vida. Muitos ateus, na hora da morte, em poucas palavras, negaram tudo o que viveram ou ensinaram em vida.
Vejamos o que muitos ateus disseram próximo da morte.
Engels principal propagandista do ateísmo, voltou a reconhecer Deus: “A vida tem que ser devolvida Àquele que morreu na cruz por todos os homens” ( Atheismus – ein Weg).
Lênin, ao final da sua vida pediu perdão por todos os seus erros a Deus, ao mundo:
“Cometi um grande erro. A sensação de viver perdido num oceano de sangue derramado por inumeráveis vítimas, persegue-me. Mas já não podemos voltar atrás. Para salvar a Rússia tínhamos precisado de homens como são Francisco de Assis. Dez homens como ele e ter-la-íamos salvo” ( Prof. Möbius. Bildpost und Pilger).
Sinoviev, presidente da Internacional Comunista e colaborador de Lenin, exclamou antes de morrer: “Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus”. (R. Wurmbrand, Antwort auf Moskaus Bibel. Seewis, 1984. P. 47).
Hans Frank, alemão, ministro do Governo nacional-socialista de Hitler, disse antes de ser executado: “Aceito a morte como expiação pela grave injustiça cometida por nós. Mas espero que a misericórdia divina ainda nos possa salvar” ( Prof. Möbius. Bildpost und Pilger).
J. V. Ribbentrop, ministro alemão dos Negócios Estrangeiros do Governo nacional-socialista, disse antes de morrer: “Espero poder ainda ser salvo e obter misericórdia graças ao Sangue redentor de Cristo” ( H. Weesling. Was seid ihr traurig).
Heinrich Heine (1797-1856), o grande blasfemo, conhecido de Marx e Moses Hess, reconhece honestamente antes de sua morte: “A velha lira despedaçou-se na rocha que se chama Cristo! Esta lira, dominada por um espírito maligno, celebrou festas maliciosas. A lira, que apelou à revolta, que cantou a dúvida, a blasfêmia, a queda. Oh Senhor, oh Senhor, eu ajoelho-me, perdoa, perdoa-me as minhas canções”.
A empregada de Karl Marx, depois de sua morte, revelou o seguinte: “Era um homem temente a Deus. Quando esteve gravemente doente, rezava sozinho no seu quarto, à luz de muitas velas e punha uma espécie de fita em volta da testa” (S. M. Rii, Karl Marx Master of Fraud, Nova Iorque, 1962. p. 2).
Marx um dia disse: “Tenho a certeza de que perdi o céu por culpa própria. A minha alma que antes pertencia a Deus, está destinada ao inferno. Ah, a eternidade é o nosso tormento, o nosso martírio eterno.” ( D. blasse Maid, Seg. ME. Vol I-1. P. 55-57).
Mao Tse Tung, dirigente comunista da China, declarou em 1971 a um jornalista britânico:
“Em breve vou comparecer diante de Deus”. Em 1936 Mao adoeceu gravemente e como Membro do Comitê Central do Partido Comunista “pediu para ser batizado. Foi uma freira católica que o batizou”( Antw.auf Mosk.Bibel (Nr. 35). P. 47).
Jaroslavski, presidente do Movimento Ateu Internacional pediu, já no seu leito de morte, a Staline
“Queimem todos os meus livros!”. “Olhem, vejam os Santos! Ele já está há muito tempo à minha espera. Ele está aqui! Queimem os meus livros!” ( Antw.auf Mosk.Bibel
4 Julho, 2007 às 22:28
É, Helder!
Realmente você tem razão. Existem muitos religiosos fanáticos que dizem besteiras (bobagens) e acham que somente eles estão certos. Mas não é a religião que salva as pessoas da MORTE eterna, isto é, passar a eternidade no sofrimento e penúria ao lado do Grande satanaz pertubendo o tempo todo.
Eu prefiro VIVER a eternidade na Paz junto àquele que nos criou. Mesmo que você não queira entender, Deus te entende e um dia voce irá entender Deus.
Um abraço
RBRAZ
10 Agosto, 2007 às 16:34
Já nem me lembro como vim cá parar, pois embrenhei-me na leitura deste blog.
Parabéns! Adorei lê-lo. Desde já faz parte dos meus favoritos!
Finalmente alguém para além dos 3 F’s!
Bom fds!
13 Setembro, 2007 às 12:36
Um dia destes tenho de fazer um post sobre os meus credos! Gosto de, sempre que posso, vir aqui ler o que dizem os ateus. Nâo consigo evitar simpatizar com esta “espécie”, já que acho que ser-se ateu é, por si só, um sinal de inteligência. No entanto, eu próprio não me considero estúpido, mas gosto da ideia da religião como uma metáfora. O ser humano funciona muito melhor através de símbolos do que de factos. É por isso que são importantes os estudos semiológicos e semióticos. As mentes simples conseguem mais facilmente compreender conceitos complexos (como, por exemplo, o conecito de que o homem deve ser bom para os outros porque sim e não com medo de um castigo) se se lhes acrescentar um pouco de fantasia. Comigo funciona… Agora acrescento, no que diz respeito à espécie católica, muçulmana, etc… abomino! Enfim, somos sempre ateus para os deuses dos outros…
13 Setembro, 2007 às 12:38
“já que acho que ser-se ateu é, por si só, um sinal de inteligência.” Porquê posso saber?
1 Outubro, 2007 às 10:50
Tu não vais andar vivo muito tempo.Eu breve vou te procurar e quando te encontrar racho-te ao meio e dou a tua carne fétida aos porcos.Mas antes de te massacrar,digo-te porque o faço…”porque te ODEIO mais do que tudo no mundo” e quando te encontrar que Deus tenha piedade da tua alma negra. Maldito filho de Satanás.
1 Outubro, 2007 às 11:07
“Tu não vais andar vivo muito tempo.”
Pois não! Se viver mais 30 anitos é uma ninharia em termos geológicos, por exemplo.
“Eu breve vou te procurar e quando te encontrar racho-te ao meio e dou a tua carne fétida aos porcos.”
Tens que ser mais preciso; ao meio em altura ou em largura? É que para mim faz toda a diferença!
“Mas antes de te massacrar,digo-te porque o faço…”
Não digas, assim estragas a surpresa…
“porque te ODEIO mais do que tudo no mundo”
Vá-se lá saber porquê!
“e quando te encontrar que Deus tenha piedade da tua alma negra”
Mas as almas têm cor? Explica lá isso melhor… e de que cor são as almas dos daltónicos?
“Maldito filho de Satanás”
Já me chamaram coisas bem piores. Que falta de imaginação a tua!
1 Outubro, 2007 às 11:54
Bem…Helder, há pessoas assim….penso que esse gajo nem se pode considerar um cristão, visto que a violência vai contra os ensinamentos de Cristo.
Consegues ver o IP do gajo? Eu propunha uma solicitação à provedora do gajo e uma queixa à polícia..
1 Outubro, 2007 às 15:34
Caro Helder Sanches
Já lhe tinha transmitido a minha solidariedade num post do DA.
Reitero essa posição e avisar o provocador que o Helder não está só.
Pelos vistos é sina dos Sanches. Depois de os esbirros da PIDE/ICAR terem assassinado o Ribeiro Sanches ameaçam agora o Helder.
Mas os tempos mudaram!
1 Outubro, 2007 às 16:00
“penso que esse gajo nem se pode considerar um cristão, visto que a violência vai contra os ensinamentos de Cristo.”
Rem toda a razão. Esse energúmeno vai mais pelos “ensinamentos” da Bíblia: assassina-se toda a gente em cada página.
5 Outubro, 2007 às 22:32
Não o vou amaçar de morte, insultar, ou praguejar contra si, porque assim não estaria a cumprir os madamentos da Lei de Deus e estaria a ir contra a confiança que tenho em Deus. Pode não gostar daquilo que lhe vou dizer, mas como cristã com papel activo na Igrja, vejo-me no dever de o fazer.
Acha que alguém acredita, que voçê não crê que Deus existe?
Quando espetar um prego no dedo, ou cair das escadas abaixo o que é que vai dizer? Não se vai sentir tentado em dizer, ‘Ai meu Deus’? Pois eu não acredito que não o faça, ou que nunca o tenha feito. Deus é, sempre foi e sempre seráo nosso melhor amigo, que está connosco em todas as ocasiões e sempre nos nossos pensamentos.
Um sábio conselho: Se ouvir alguma vez a voz de Deus não feche o seu coração’.
5 Outubro, 2007 às 23:47
Quem não disser amen consigo então que vá bater palminhas nas costas dos outros apaniguados…Sim senhor,que belo exemplo de racionalidade democrática…;)
6 Outubro, 2007 às 5:04
Bom, eu não vou aqui dizer o que diria se espetasse um prego no dedo. Acredito que a maioria das pessoas adultas e que manuseiam pregos diriam o mesmo que eu.
6 Outubro, 2007 às 12:09
Só que não se pode comparar a dialéctica frontal e respeitosa a ser-se espetado por um prego no dedo e,se você ama a racionalidade que apregoa, então não tenha receio de confrontá-la com quem diverge de si.
O mundo já está cheio de gurus que,aos mais diversos níveis ideológicos,bota faladura em casulos endeusados…
6 Outubro, 2007 às 15:44
António,
A questão não é o receio da confrontação. A questão é a utilidade da confrontação. Eu passo a explicar: não é objectivo deste blog argumentar com quem vem aqui à caixa de comentários colocar transcrições da bíblia ou de qualquer outro livro dito sagrado. Os meus recursos em termos de tempo são escassos e essa é uma matéria na qual não vou desperdiçar - é esse o termo - tempo!
6 Outubro, 2007 às 19:38
“Estes serão os pressupostos e quem não concordar com eles pode, desde já, passar a visitar, em opção, os sites listados
no final deste texto”:
“Deus não existe”
“A Religião empecilha o desenvolvimento”
“As Religiões são maléficas”
“Todos somos Ateus”
Eu já percebi Helder:
O objectivo do seu blogue é aceitar os comentários de todos aqueles que alinham com os seus dogmáticos pressupostos,como facilmente se extrai das transcrições acima citadas.
Os demais são convidados a visitar em opção os sites listados no final do seu texto.
Não jogue com palavras meu caro Helder e assuma aquilo que escreve…
7 Outubro, 2007 às 5:54
Está enganado. Caso assim fosse, limitar-me-ia a simplesmente apagar os comentários em oposição ou simplesmente ia banindo os IPs de tais comentadores. Nunca o fiz e espero nunca ter de vir a fazê-lo.
Essa são, de facto, as minhas premissas para este blog. Toda a gente é bem vinda e toda a gente é livre para comentar. Agora, quanto à credibilidade que atribuo a cada comentador, vai-me desculpar, mas é um critério meu e que não está sob escrutínio, embora seja livre de não concordar com ele.
A diferença reside nas razões evocadas pelos comentadores e não nas suas conclusões ou posições. Por outras palavras, tenho todo o gosto em discutir a minha opinião com pessoas que apresentem razões baseadas na lógica e no raciocínio e dispenso as discussões com quem não utilizar esses princípios.
7 Outubro, 2007 às 12:33
É intelectualmente honesto,da sua parte,manter os comentários adversos e creia que o admiro,também por isso.Você dá a cara no perfil do blogue e até se sujeita a certos comentários ignóbeis,que tive o desprazer de ler,de quem,esquizofrenicamente,vê Satanás na forma diferente de ver a Realidade.
Dito isto,acrescento que não existe uma lógica e raciocínio universais para se aferir um só critério lúcido sobre a abordagem dos assuntos.O Helder segmenta a lógica do seu ateísmo em termos absolutos,como se não existisse também uma outra lógica racional para se fundamentar a existência de Deus.É esse o seu erro aristotélico elementar…
18 Outubro, 2007 às 22:42
Bem.
Tento não me deter a argumentos apaixonados para debater essa questão. Considero-me um agnóstico. Não digo que Deus não existe, mas penso que se ele existe não pode ser como esse ser rancoroso que todas (ou quase todas) as religiões estipulam. Para mim sõa a mais emblemática contradição as afirmações que se inclinam a dizer na verdade que “Deus é o sumo bem, perfeito,, que ama todos e por isso pune quem não entende isso”. Isso é um paradoxo que não se sustenta…
18 Outubro, 2007 às 22:50
Sempre tive inúmeros problemas com deístas ortodoxos pq , como detêm “a verdade” não aceitam uma opinião contrária. Todas as ofenças a Helder nesse blog são uma prova disso. “Odeio-te em nome de Deus”.Mas Deus não é o sumo bem?Crentes em tele jornais afirmam “não entrei no avião que explodiu, pois me atrasei.Só pode ter sido Deus”. Pergunto:Por que Deus salvou você e deixou outras dezenas queimarem?O que tens de tão especial?Programas de TV que usam a fé dos outros para se locupletar pregam:”se fizer a vontade de Deus ele…
18 Outubro, 2007 às 23:01
..lhe consederá um marido, sorte no esporte, um carro”.Por que Deus não emprega seu tempo com o que ta pasando fome agora,com aquele que foi torurado,evita atentados?Deus ama mais os que acreditam nele?Mas amar e perdoar mais um do que outro não é uma imperfeição?Esse deísmo na verdade nega Deus, prega hierarquia “sou melhor pq sei a verdade de DEus” Mas não somos todos iguais perante Deus?Eu respeito quele que acredita em Deus, mas não admito que ele tente me impor isso ou me ridicularize por simplesmente ser diferente, reze por
18 Outubro, 2007 às 23:06
…mim pra um dia encontrar a salvação.Pergunto:Quem nos protege da bondade dos bons?Na maioria das vezes vejo que quem prega o bem em nome de Deus acaba pregando o mal,o revanchismo “tomara que Deus te puna”e nem percebe que está submerso em um mar de contradição.Quem prega o antiteísmo pleno também nãos e dá conta que também é um crente. Quem não acredita em nada acredita cegamente na sua não crença e acaba disseminando o ódio a quem acredita.
18 Outubro, 2007 às 23:13
Minha posição é intermediária. Mas penso que se Deus existe ele deve ser uma força não intervencionista. É a única forma de ele ser realmente bom.Talvez a sua grande perfeição seja esta. Ele não intervém no mundo pra poder ser justo.Se ele intervem pra um deveria interver para todos.Se me livra das tentações do mal, deveria livrar a todos.Se não livra a todos é porque seu amor não é imparcial. Se seu amor toma partido de um, em detrimento de outro seu amor deixa de ser perfeito.
18 Outubro, 2007 às 23:20
Mas penso a maior parte do ódio e rancor disseminados pelo mundo estejam ligados a questões religiosas. A história do mundo é a história do entrave entre diferentes adorações de deuses diferentes.Mata-se mais em nome de Deus do que se imagina. Se Deus criou o mundo e desviou os olhos deste, e ao voltar, avistasse a terra nesse mar de tristeza e tivesse uma única cartada, apenas um movimento de peças, uma única manobra para tentar melhorar a humanidade, sua atitude seria a de…abolir todo o tipo de religião.
18 Outubro, 2007 às 23:23
O debate é apenas no campo das idéias. Vamos abrir mão das ofensas pessoais, não em nome de Deus porque usar seu nome em vão é pecado…hehe…mas em nome do respeito, que talvez seja o único interesse divino.
Helder, comente se puder.
Um abraço a todos.
24 Outubro, 2007 às 17:31
Saudações
Helder obrigado por me proporcionar a oportunidade de contribuir ainda que de forma insignificante para esta discussão, adoro uma boa tertulia, seja sobre que assunto for. Por favor perdoe, ou nem sequer ligue a quem o ofende com fanatismos ou com palavras essas sim ocas. Eu sou Catolico como ja referi anteriormente num comentario, algumas imagens e palavras deixam-me triste porque de facto acredito e trabalho em favor da comunidade o mais humildemente possivel para que a imagem que algumas pessoas tem da Igreja seja mais consonante com a actualidade. Agora dai a responder com ódio ou ofensas?! meus senhores tenham modos, além de ter a honra de conhecer pessoalmente o Helder e saber que é uma excelente pessoa (corrija-me se estou errado Helder :)) mesmo que nao o conhece-se uma das coisas que me ensinaram tanto em casa como na escola como na Igreja é que se deve de respeitar a opiniao dos outros e nunca se esqueçam que este blog é livre de ser lido ou seja…ng é obrigado a vir cá. Sem querer estar a defender ou atacar seja quem for peço alguma humildade e educação nesses comentarios diria fanaticos.
Paz e Bem
15 Novembro, 2007 às 15:27
Gustavo, ler a bíblia mais vezes não custa… Assim saberia que Deus nos fez verdadeiramente livres de escolher o caminho a seguir… O Amor de Deus por nós é tão grande que nos fez livres de escolher… Ele só entra nas nossas vidas se nós o deixarmos.
“…Por que Deus salvou você e deixou outras dezenas queimarem?…”
“…Por que Deus não emprega seu tempo com o que ta pasando fome agora,com aquele que foi torurado,evita atentados?…”
Acha mesmo que culpa é de Deus? Ou acha que isto acontece porque Deus não existe?
Essa é uma visão que desculpa todos os actos do homem… Pois é o homem, em toda a sua essencia destrutiva, o culpado de tais acontecimentos.
15 Novembro, 2007 às 20:05
Penso que o Diogo deve querer escrever Homem e não homem, pois certamente não estará a excluir mulheres e crianças da responsabilidade, certo?
De qualquer forma, em qualquer romance de cordel a culpa é sempre do mordomo…
18 Novembro, 2007 às 16:59
Pois claro… Exactamente o que o Helder faz agora… Põe as culpas em Deus… Quando deveria pôr no Homem… A Culpa é sempre dos outros!!
Desculpe se escrevi “homem”… És vez de “Homem”… É como o Helder escreve “deus”… Em vez de “Deus”!
Já agora… Se para si Deus não existe… Porquê pôr as culpas nele?
18 Novembro, 2007 às 17:18
É como culpar o mordomo… Sabendo que não foi ele!!
21 Dezembro, 2007 às 12:31
Helder,
De facto concordo com o que atrás foi dito: ninguém o consegue desacreditar através do insulto e da ofensa. Quando muito conseguirão o contrário…Obrigada por manter os posts que o agrediam, pq tb constituem uma oportunidade de os católicos se demarcarem e de esclarecerem que esta de facto não é a sua forma de estar na vida, nem de viver o Evangelho. Dou-lhe os parabéns pelo blog apesar de achar estranha esta necessidade de provar que Deus não existe. Mas obviamente que a respeito. Deixa-me talvez um pouco envergonhada, pq me aperecebo que, em nome desse objectivo, se calhar até Lhe (e a maiúscula é prepositada!) dedique mais tempo do que eu, que sou católica. :0) Um Santo Natal para todos!
3 Janeiro, 2008 às 13:43
Há alguns anos atrás, Helder Sanches escreveu neste blog:
“As Religiões são maléficas
Nas sociedades actuais a utilidade das religiões é maléfica. A divisão entre povos, guerras e ódios são, hoje em dia como no passado, estimulados pelas diferenças religiosas. Se nuns caso a religião se apresenta como a razão de ser de todas as coisas, noutros é utilizada pelos governantes como pretexto para decisões de índole politica e económica.”
Então, com base neste texto podemos concluir que todas as religiões são maléficas mas o ateísmo é bom.
Segundo Helder, “A divisão entre povos, guerras e ódios são, … estimulados pelas diferenças religiosas”. Tudo bem, concordo. Mas vamos analisar, por exemplo, os regimes comunistas da URSS, de Cuba e da China. Esses países possuem um sistema de governo declaradamente ateu pois, segundo as idéias de Marx, “A religião é o ópio do povo”. Agora vejamos: Em Cuba, Fidel Castro tortura os habitantes e restringe suas liberdades; Na URSS, várias pessoas contrárias ao governo eram mortas ou deportadas para a Sibéria e, na China, o governo censura toda a informação tendo, inclusive, um grande firewall que decide o que os chineses podem e não podem acessar na Internet - ano passado, por exemplo, a Wikipedia foi bloqueada neste país.
Então, não são as diferenças religiosas que causam guerras; os sistemas de governos ateus devem ter matado, atualmente, mais pessoas que a Igreja Católica matou na Idade Média. Ou o senhor vai dizer que as mortes e torturas implantadas nos sistemas de governo comunistas são boas porque estes sistemas são ateus?
E outra: o senhor sabia que os budistas são ateus? Se o senhor diz que todas as religiões são maléficas, o senhor está dizendo que o ateísmo é maléfico, pois o budismo é uma religião atéia.
No mais, bom 2008.
11 Janeiro, 2008 às 19:25
Perde-se tempo demais a discutir uma coisa sem interesse, como a é a religião. Valia mais discutir como preservar o lugar da estética na ética e vice-versa ou como assegurar que a política promova o desenvolvimento dos cidadãos.
7 Maio, 2008 às 1:53
“Eu nasci ateu. Todos os seres humanos nascem ateus. Nenhuma criança que nasça, chega ao mundo com crenças religiosas ou conhecimentos específicos. Tais crenças ou conhecimentos têm de ser adquiridos, o que significa que a sua existência precede e está separada do recém-nascido, forçando a sua apresentação e inculcação na nova e sugestionável mente - uma mente que está desprovida de um aparelho crítico e sem qualquer opinião alternativa própria.” (David Eller - Natural Atheism)
Parabéns, Helder!